O modelo híbrido de trabalho deixou de ser apenas uma tendência e, hoje, já é realidade em empresas de todo o mundo. Oferecer uma rotina na qual a semana se divide entre casa e escritório da empresa, inclusive, tem sido determinante para atrair e manter profissionais.
Veja também
ELEIÇÕES 2022 | Flávia Arruda mostra porque é melhor que Damares Alves durante confronto em debate
É o que mostrou o mais recente estudo do Google Workspace sobre o futuro do trabalho, divulgado neste mês, em pesquisa feita com 1.258 pessoas em empresas de tamanhos diversos — sendo 41% delas com mais de 2.500 funcionários. 56% das pessoas estão trabalhando de forma híbrida, sendo que 82% delas já está em regime híbrido definitivo.
A ideia sobre colaboração também mudou com a forma de trabalhar. Se, durante o isolamento e a pandemia, 68% consideravam que a colaboração era alta ou muito alta em sua empresa, hoje esse número subiu para 81%. E isso só foi possível graças a ferramentas que facilitam a comunicação, colaboração e produtividade, que se tornaram indispensáveis dentro das companhias.
O Google Workspace, conjunto de recursos online baseados em nuvem, é uma dessas plataformas que usa a tecnologia para ajudar a desenvolver negócios de todos os tipos e tamanhos.
Na comunicação, por exemplo, os usuários do GWS têm acesso ao Google Meet, Gmail e Google Chat, que possibilitam a transmissão de mensagens e informações de acordo com cada necessidade. A produtividade é contemplada com o Google Documentos, Agenda, Planilhas, Apresentações, Formulários e Sites. Já o Google Drive oferece armazenamento e engloba todos esses recursos, que podem ser acessados em praticamente qualquer dispositivo e, juntos, contribuem para tornar as empresas mais colaborativas.
Há diversas opções gratuitas, mas os usuários que buscarem serviços mais diferenciados — que permitem, por exemplo, a criação de e-mails personalizados em domínio e armazenamento ilimitado em nuvem — podem escolher versões pagas.
O Google Workspace ajuda as pessoas e empresas a navegarem os desafios do trabalho híbrido e possibilita que equipes se conectem, criem e colaborem, trazendo ganhos de agilidade e inovação nas organizações.
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores
(FORBES)