• 09/05/2024

ELEIÇÕES 2022 | Flávia Arruda mostra porque é melhor que Damares Alves durante confronto em debate

A disputa entre as duas ex-ministras do governo Bolsonaro, a deputada Flávia Arruda, do PL, e Damares Alves, do Republicanos, pela única vaga do DF ao Senado está bastante acirrada. Na noite de quinta (22), elas participaram de um debate promovido pelo portal Metrópoles e o eleitor teve a oportunidade de avaliar qual das duas está melhor preparada para representar o DF no Senado.

Veja também

 

No decorrer do debate, a deputada Flávia escolheu a sua ex-colega de Esplanada para responder uma pergunta e questionou quais propostas ela teria para a RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento DF e Entorno).

Leia também   Defesa recorre de decisão do TSE que tornou Bolsonaro inelegível

A ex-ministra demonstrou desconhecer o que significava a sigla RIDE, que refere-se a denominação dada à região de desenvolvimento econômico que foi criada em 1998 e regulamentada em 2011 para facilitar a atuação administrativa por parte da União, do DF, dos estados e municípios, em prol do desenvolvimento socioeconômico das 29 cidades goianas e quatro mineiras circunvizinhas à capital federal.

Ao tentar responder a deputada, Damares falou de forma genérica e não mencionou quais são suas propostas para essas cidades do Entorno. Diariamente, milhares de pessoas desses municípios se deslocam para o DF para trabalhar, estudar, entre outros afazeres, e que estão integradas ao cotidiano das regiões administrativas.

Leia também   Caixa atinge 100 milhões de poupanças sociais digitais

Outra gafe de Damares foi chamar as RAs de satélites. Esse é um termo que não se utiliza mais para se referir às cidades do DF. Hoje, todas elas são denominadas Regiões Administrativas e que, coincidentemente, também são 33, assim como a RIDE.

A madrinha do Entorno

Muito próxima dos prefeitos do Entorno, ao ter direito a réplica da resposta, Flávia, de forma elegante e sem citar a gafe da colega, explicou o significado da sigla e destacou que ela destinou recursos para ajudar o desenvolvimento da região.

“Como deputada, eu destinei emendas impositivas para todas essas regiões. Quando a gente fortalece a região do Entorno gera para eles a possibilidade de construção de hospitais, UPAs, a gente desafoga a saúde pública do Distrito Federal. Gerar o desenvolvimento para essas cidades que são irmãs, é dar a elas também independência”, pontuou Flávia, que é chamada por muitos prefeitos de madrinha.

Leia também   Bolsonaro não tem culpa por 100 mil mortes de covid para 47%

Nesse confronto direto entre Flávia e Damares no debate, a deputada brasiliense se saiu melhor que a pastora paranaense. Se o objetivo foi mostrar que sua adversária desconhece a capital federal e suas regiões, a meta foi alcançada.

Foto: Reprodução/Youtube

Read Previous

Quando começa a Copa do Mundo 2022 (e por que a FIFA antecipou a abertura)?

Read Next

Ministério da Saúde intensifica vacinação contra a poliomielite