O governador Ibaneis Rocha (MDB), está entre os chefes de Executivos estaduais que podem se reelegerem nas eleições de outubro, segundo as pesquisas de intenções de votos, registradas até o momento, na justiça eleitoral.
Veja também
ELEIÇÕES 2022 | Ibaneis segue liderando intenções de votos para o GDF e pode vencer no 1º turno
O crescimento políticos dos governadores, que concorrem a reeleição, está no fato da boa administração governamental feita por eles.
Além do Distrito Federal, onde o governador Ibaneis lidera o topo das pesquisas, segue ainda para esse mesmo resultado de reeleição, os governadores do Acre, Pará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Tocantins, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.
No Distrito Federal, nas última duas décadas, nunca um governante, governou tanto para todos como Ibaneis Rocha.
Ele foi eleito com mais de 70% do eleitorado brasiliense, em 2018, e chega agora, em 2022, liderando o topo das pesquisas a caminho da reeleição.
De Arruda a Rollemberg, o Distrito Federal amargou, ao menos, duas décadas perdidas.
Foram anos de incertezas, moldados pela corrupção, com chefes do Executivo local algemados e seguindo para a cadeia, ou por terem realizadas péssimas gestões que atrasaram o desenvolvimento econômico e o bem-estar da população.
No atual governo, alguns tentaram o descaminho, mas foram imediatamente exonerados e respondem por seus atos na justiça.
A gestão passada, do “neosocialista” Rodrigo Rollemberg, foi marcada por um desgoverno que deixou a cidade cair, quebrou a saúde, arrebentou a segurança pública e a educação, além de promover o terror na derrubadas de casas, a maioria de família pobres do Por do Sol, Sol Nascente e Estrutural. Um período que ninguém quer reviver mais.
A própria oposição ao governo, ultimamente reconhece que o governo Ibaneis governa para todos ao cuidar da cidade, fortalecendo a sua infraestrutura, gerando renda e emprego para a população e faz a economia se movimentar ajudando as mais de três milhões de pessoas a sobreviverem os efeitos da pandemia.
Basta conferir os números divulgados pelo BRB (banco de Brasília), que desde o início da pandemia (2020, 21 e 22), movimentou mais de R$ 10,4 bilhões com os programas Supera-DF, Acredita-DF e Avança-DF, criados para impulsionar a economia do Distrito Federal.
E não é apenas transformando o DF em um enorme canteiro de obras que colocou o governador nos braços do prestígio popular.
A responsabilidade social está à frente de tudo o que o governo administra, tais como: saúde, educação, segurança pública, economia e infraestrutura.
De uma vez só, o Governo Ibaneis implementou seis robustos programas de transferência de renda que se toraram programa de Estado.
Juntas, as iniciativas integram o Plano DF Social, com foco na superação da pobreza, ação jamais vista em governos anteriores.
É cuidando da cidade e das pessoas que faz de Ibaneis um pré-candidato forte à reeleição e capaz de inibir projetos aventureiros na disputa pelo Buriti.
Até agora, pré-candidato competitivo só tem ele. Os outros são firulas.