• 22/11/2024

Carnaval 2019: saiba quais blocos de rua vão agitar Brasília na folia

Mesmo com o número menor de blocos de rua em relação a 2018 – ano que teve 136 cadastrados pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal (Secult-DF) – e com a mudança na rota de alguns cortejos, o Carnaval 2019 de Brasília ainda promete muita diversão. Ao todo, 55 blocos foram habilitados pelo edital lançado pela Secult. O Governo do Distrito Federal (GDF) destinou R$ 3,6 milhões para a realização da festa, sendo cerca de R$ 1,6 milhão para as agremiações.

O tom de diversidade da festança brasiliense permanece o mesmo. Tem de tudo para quem ficar na cidade durante a folia: do rock ao movimento tropicalista, passando pelos tradicionais samba e frevo, e incluindo os atuais funk, axé e sertanejo. Todos os ritmos encontram lugar na brincadeira de Momo.

Destacamos 26 blocos imperdíveis durante o feriadão. Além dos tradicionais Baratona, Baratinha, Raparigueiros, Pacotão, Babydoll de Nylon, Mamãe Taguá, Menino de Ceilândia e Asé Dudu, a folia contará com cortejos alternativos para todo o gosto. Entre os mais esperados estão: Eduardo e Mônica, Divinas Tetas, Encosta que Cresce, Bora Coisar e Maria Vai Casoutras. Sem contar festas pagas, como Carnarock 2019, Carnaval do Parque, Calafolia e Carnaval do Primeiro Bar.

Blocos tradicionais
Graças a um impasse entre a Liga dos Blocos Tradicionais do Distrito Federal e o GDF, as agremiações devem desfilar apenas um dia, em vez de dois, como nos anos anteriores. O festejo mais político da capital federal, o Pacotão, sairá no domingo (3/3). A concentração do bloco acontecerá na comercial da 302/303 Norte, a partir das 12h. De lá, os foliões seguem para a 504 Sul. A festa vai até as 22h.

Leia também   CPI aprova quebra de sigilo das redes sociais de Bolsonaro

Desta vez, a Baratona e o Raparigueiros terão nova casa. Em vez do Eixão Sul, os blocos saem do estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha e passeiam pelo Eixo Monumental das 17h à 0h, também no domingo (3). Paras as crianças, a Baratinha irá permanecer no mesmo local, no estacionamento Ana Lídia, do Parque da Cidade (ao lado do Nicolândia). O bloco infantil também desfilará no domingo (3), das 14h às 21h. Mamãe Taguá, no sábado (2), e Menino de Ceilândia e Asé Dudu, no domingo (3), também garantem a diversão fora do Plano Piloto.

Alternativos
Durante o Carnaval 2019, os alternativos estarão espalhados pelas ruas de Brasília. Se der uma volta no Setor Bancário Sul (SBS), o público irá encontrar o tropicalismo de Caetano, Gil e Gal, no Bloco das Divinas Tetas. Já à beira do Lago Paranoá, o Eduardo e Mônica traz repertório do melhor do pop e rock nacional. No Unidos da BPM, a música eletrônica vai invadir a festa do Momo.

Leia também   Segurança inicia série de operações integradas pelo DF

O Bora Coisar chega à sua quinta edição reverenciando todos os sons do Pará e do Amapá, além de pitadas generosas de música caribenha. Vai ter carimbó, marabaixo, batuque, lambada, brega e salsa. Tudo isso com muita purpurina, glitter e confete, no domingo de Carnaval (3/3), das 15h à 1h, no Setor Comercial Sul.

Protagonizado por drags queens, o Bloco das Montadas chega a sua segunda edição no domingo (3/3). Organizado pelo Coletivo Distrito Drag, a manifestação da diversidade ocupará o Setor Bancário Norte, a partir das 15h, e contará com performances de artistas drags e DJs e ainda atrações musicais com as apresentações de Dhi Ribeiro, Fiakra, Taliz, Pikineia e MC Xuxu, entre outros.

Festas pagas
Os roqueiros de plantão também têm lugar no Carnaval de Brasília. A 18ª edição do tradicional Carnarock Festival terá seis dias de muito rock’n’roll em várias vertentes. O Poizé Pub (305 Norte) abriga o evento, de quinta (28/2) a quarta-feira (6/3), a partir das 17h.

Umas das novidades deste ano é o Arrota, Mas Não Gofa, realizado no sábado (2), a partir das 12h, na praça ao lado da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (a Igreja de Madeira), na Vila Planalto. A festa terá como carro-chefe uma enorme variedade de cervejas artesanais. Grupos locais comandam a programação musical, como The Hop Brothers, Vilões da Vila, Kalungada e Banda Salve + Batalá.

Leia também   Presidente veta Lei Paulo Gustavo, que destinava recursos à cultura

O nome do bloco Axé 90 – ÊAÊAO já dá uma ideia aos foliões de qual será o ritmo que irá prevalecer. A folia saudosista acontece na segunda (4), a partir das 18h, no bar Outro Calaf (Setor Bancário Sul, Quadra 2).

Por fim, para quem deseja curtir o feriado ao som de grandes nomes da música contemporânea, as festas pagas são boas opções. O Carnaval do Parque, por exemplo, traz para Brasília Anitta, Alok, MC Kevinho, Léo Santana e Xand Avião, entre outros. Os shows acontecem a partir deste sábado (23/2) e vão até terça (5/3) – nas quintas e sextas, das 18h às 2h, nos demais dias, das 15h às 2h. Na Praça das Fontes, do Parque da Cidade (estacionamento 9).

Atualização: o tradicional Galinho de Brasília anunciou, na última terça-feira (26/2), que não vai desfilar na rua no Carnaval da cidade em 2019. A agremiação optou por realizar uma festa paga no Galpão 17, nesta segunda-feira (4/3).

(Metrópoles)

Read Previous

Crimes contra a vida têm redução de 25,7% nos primeiros 50 dias de governo

Read Next

DF Legal garante organização do pré-Carnaval