• 20/10/2025

É hora de deixar a máscara de lado e não a responsabilidade

Por Fabiana Oliveira 

Na última quinta-feira, dia 10 de março, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), liberou por meio de decreto a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados. Coincidentemente, a decisão de Ibaneis foi tomada justamente no dia em que se completou dois anos após a OMS ter anunciado que o mundo estava diante de uma pandemia.

Veja também

A mulher tem que participar mais da política

Ibaneis Rocha esperou a população atingir um patamar de cobertura vacinal considerado de segurança pelas autoridades sanitárias e também a diminuição dos números de casos confirmados e mortes por Covid-19 para poder flexibilizar o uso da proteção facial.

Leia também   OPINIÃO | É hora de voltar para a sala de aula e não fazer politicagem

A decisão da livre escolha da população em usar ou não as máscaras em ambientes abertos ou fechados levantam muitos questionamentos e geram incertezas. Mas, a ciência está aí para nos direcionar rumo ao melhor caminho.

Mesmo estando num momento mais ameno da pandemia, não podemos esquecer que o vírus ainda está por aí e o contágio pode acontecer como bem frisou o governador Ibaneis ao anunciar que o GDF iria dispensar o uso obrigatório de máscara.

Diante de não saber se está tomando a decisão correta de usar ou não as máscaras, o mínimo que se pode esperar, após dois anos convivendo com a pandemia, é que a população saiba o tamanho de sua responsabilidade e tenha consciência dos cuidados que devem ser tomados ao sair às ruas ou adentrar num ambiente fechado.

Leia também   Depois de atingir maior marca desde maio, taxa de contágio cai no Brasil

Na dúvida, use máscara.

Read Previous

Ucranianos e russos destacam avanços significativos em negociações

Read Next

Nascidos de 1968 a 1983 podem agendar saque de valores esquecidos

error: Content is protected !!