• 21/11/2024

Sistema circulatório precisa de cuidados especiais no frio

Cuidados especiais precisam ser tomados no inverno com o nosso sistema circulatório, por causa da doença arterial periférica ou falta de circulação. E esse é um aviso da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

Veja também

6 dicas infalíveis para aliviar o estresse

As baixas temperaturas podem influenciar diretamente no sistema vascular, uma vez que, na tentativa de manter o corpo aquecido, os vasos sanguíneos se contraem em um mecanismo chamado vasoconstrição. Consequentemente, o sangue tem maior dificuldade para circular e chegar às extremidades do corpo, como as mãos e os pés. Para ajudarmos nosso organismo a manter os membros aquecidos, devemos incentivar o uso de luvas, meias de lã, toucas e cachecol. Essa simples medida pode nos poupar de dispender muita energia.

Leia também   Governo Ibaneis começa a pagar a partir de terça (3) a 3ª parcela do reajuste salarial dos servidores do GDF que Rollemberg deu cano

Em tempos de pandemia, reservar a energia do corpo é importante para manter nossas defesas prontas para agirem, se necessário, e a atenção com o sistema circulatório é ainda mais imprescindível. Mesmo com o distanciamento social, é preciso fazer exercícios físicos regularmente para evitar o comprometimento da circulação sanguínea. Os cuidados devem ser redobrados para quem já teve a Covid-19, já que algumas pessoas, por conta da infecção, também têm problemas circulatórios.

O presidente da SBACV, Dr. Bruno Naves, explica que pacientes com Covid-19 ou pós-Covid-19 podem ter acometimento de suas artérias. “É muito importante que esse grupo de pessoas fique atento a novos sintomas após a infecção”, alerta o especialista. Alguns sinais de que seu sistema circulatório precisa de atenção é: dor ao caminhar, que piora na subida e melhora com a cessação do movimento, sentir os pés gelados e, às vezes, com uma coloração meio arroxeada.

Leia também   Vai começar a correr em 2024? Veja alguns cuidados importantes

Mas, se o paciente já apresentava esses sintomas anteriormente, ou é tabagista, tem colesterol alto não controlado e notou piora dos sintomas após a Covid-19, pode ter acontecido um deterioramento da situação preexistente. Com medo de contrair o vírus, muitas pessoas portadoras de alguma doença vascular não fizeram o monitoramento habitual neste período de pandemia e podem ter tido um agravamento de suas doenças prévias. “O frio funciona como um fator desencadeante da manifestação de sintomas desta piora”, afirma Dr. Naves, e conclui: “Na dúvida, lembrou que tem perna, sentiu dor ao caminhar ou os pés gelados, procure um vascular. E não se esqueça de se proteger na baixa temperatura com todo o agasalho necessário”, conclui.

Leia também   Por que você deve parar tudo e respirar fundo agora

Foto: Shutterstock / Sport Life

(Sportlife)

Read Previous

Caiado lança programa AgreGO, voltado para desenvolvimento industrial do Estado nos próximos 10 anos

Read Next

Saiba todas as novidades da Netflix para julho