• 30/04/2024

Fiscalização autua 1.162 condutores nas vias do aeroporto

Desde que foi iniciado o videomonitoramento da circulação de veículos nas vias do Aeroporto Internacional de Brasília, em 5 de abril, 1.162 condutores foram flagrados pelas equipes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal cometendo infrações que comprometem a fluidez e a segurança do tráfego no local.

Veja também

Autódromo de Brasília de volta ao circuito nacional

Entre as irregularidades flagradas estão: o desrespeito à sinalização de proibido estacionar (1.095), proibido parar e estacionar (48), estacionar ao lado de outro veículo (14), estacionar sobre faixa de pedestres (3), parar sobre faixa de pedestre (1) e estacionar sobre marcas de canalização (1).

Leia também   Campanha de Mega Vacinação contra covid-19 começa hoje em 6 capitais

Para o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Lúcio Lahm, a grande quantidade de infrações cometidas é preocupante, pois mostra que os condutores não estão descumprindo regras básicas de trânsito. “Também temos visto que alguns condutores não entendem a diferença entre parar e estacionar, permanecendo em seus veículos enquanto aguardam o passageiro, mas isso é considerado estacionamento e não parada. É necessário que haja uma mudança de comportamento: os passageiros devem esperar o motorista e não o contrário”, explica o diretor.

De acordo com a legislação, considera-se parada a imobilização do veículo pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros. O que exceder a isso é estacionamento e configura infração de trânsito mesmo em locais onde é permitido parar. Também é importante observar que, em alguns locais, é proibido até mesmo parar, de acordo com a sinalização.

Leia também   Por prevenção, cinco regiões ficam sem luz nesta sexta-feira (10)

Videomonitoramento

O Detran implantou um centro de controle onde os agentes têm acesso às imagens do trânsito em tempo real para proceder à fiscalização remota, aplicando penalidades pelas irregularidades observadas, de acordo com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em relação a estacionamento irregular e parada além do tempo necessário para embarque e desembarque.

O videomonitoramento é resultado de uma parceria com a Inframérica, concessionária que administra o aeroporto, e tem como objetivo organizar o trânsito e proporcionar maior fluidez nas vias daquela região.

(Agência Brasília)

Read Previous

Programa de redução de salários preserva mais de 500 mil empregos

Read Next

Governo de Goiás recebe mais 132,8 mil vacinas da AstraZeneca