• 22/11/2024

Governo de Goiás recebe ambulância da CBF, destinada ao Hospital Regional de Luziânia

Benefício é concedido à população por meio do projeto Craques da Saúde, da Confederação Brasileira de Futebol. Ação destina veículos a unidades do país com maior taxa de atendimento e recuperação de pacientes da Covid-19. “Goiás terá que erguer um grande monumento a esses profissionais da saúde”, destaca governador durante ato na porta do Palácio das Esmeraldas

Veja também

Artistas goianos terão R$ 50 milhões da Lei Aldir Blanc

O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta quinta-feira (22/04), em frente ao Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, uma nova ambulância, que será encaminhada ao Hospital Regional de Luziânia. O veículo foi doado pela Federação Goiana de Futebol (FGF), em nome da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio do projeto Craques da Saúde.

A ação da entidade máxima do futebol nacional é apoiada pela Fiat Automóveis e tem o objetivo de beneficiar Estados com a doação de 27 ambulâncias para hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), de todo o país, que registraram o maior índice de pacientes atendidos e recuperados da Covid-19.

Leia também   Goiás vai receber 3,2 milhões de doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, 7% do total anunciado pelo Ministério da Saúde

O carro foi totalmente equipado com itens de série específicos para o transporte adequado, rápido e seguro dos pacientes. A ambulância conta ainda com adaptações especiais para o uso como maca retrátil, suporte para cilindro de oxigênio, soro plasma e armário superior, teto e piso em ABS – que permite higienização ágil e simples -, entre outros.

Durante o evento, o governador destacou o empenho dos trabalhadores da linha de frente no combate à Covid-19. “Eles enfrentam, manipulam pacientes graves, estão em um ambiente que é disseminador do vírus”, afirma Caiado. “Isso é algo que mostra a paixão da profissão. Goiás terá que erguer um grande monumento a esses profissionais da saúde. Muitas vezes, a sociedade se rebela e não sabe o que eles passam dentro de uma sala de UTI”, relata.

A entrega simbólica da chave do carro, uma Fiat Fiorino, ao hospital ocorreu no dia 21 de janeiro de 2021, antes da partida entre Goiás e Ceará, válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2020. De lá para cá, foram vencidas as etapas relacionadas à documentação e transferência e, agora, o veículo dará início aos atendimentos mais complexos de pessoas acometidas pela Covid-19 na região de Luziânia e do Entorno do Distrito Federal.

“A equipe de Luziânia, que teve um resultado inédito, também gere outras unidades nossas. É um hospital que foi estadualizado. Estava fechado, passou por reforma e hoje conta com 40 pacientes graves e enfermaria”, enaltece o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, sobre o trabalho na unidade.

Já o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, parabenizou a equipe do hospital. “É importante a gente trazer um produto que vai ser transformado em bem social para o desenvolvimento da sociedade de Luziânia”, frisa. De acordo com o presidente da FGF, André Pitta, que representou a CBF, o futebol se mostra preocupado com a luta contra a Covid-19 e trabalha para manter a segurança das pessoas ligadas ao esporte, bem como de toda a sociedade. “Colocamos o futebol sempre à disposição tanto da Saúde quanto do governo do Estado”, ressalta ele.

Leia também   Receita paga nesta quarta primeiro lote de restituição do IR 2023

Também estiveram presentes ao evento de entrega da ambulância o secretário-chefe geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Luiz Carlos Alencar; o assessor especial da governadoria, Lívio Luciano; o diretor médico da unidade hospitalar, Getro de Oliveira Pádua, e a diretora de Relações Institucionais do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), Maria Caroline Lazarini Dias.

Hospital Regional

Luziânia conta com unidade de saúde que foi estadualizada em 2020 e, atualmente, funciona exclusivamente para atendimento de casos de Covid-19.

O Hospital Regional de Luziânia possui pronto-socorro 24 horas e estrutura completa para a realização de exames laboratoriais e de imagem, com aparelho moderno de tomografia. Além disso, disponibiliza 92 leitos, sendo 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 52 de enfermaria.

Leia também   Renda Cidadã, substituto do Bolsa Família, deve ser apresentada hoje

Fotos: Cristiano Borges, Junior Guimarães e Wesley Costa

(Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás)

Read Previous

Detran interdita acesso do Setor Policial Sul ao Eixo W Sul

Read Next

Presidente sanciona a Lei Orçamentária de 2021 com veto parcial