• 07/05/2024

Detran fará fiscalização por videomonitoramento nas vias do Aeroporto de Brasília

Objetivo é dar mais segurança e fluidez ao trânsito no local, principalmente nas vias de embarque e desembarque do terminal

A partir desta segunda-feira (5), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal vai autuar, de forma remota, infrações por estacionamento e parada irregular nas vias do Aeroporto Internacional de Brasília. A fiscalização será por videomonitoramento, utilizando um novo e moderno sistema de câmeras de vigilância, instalado pela Inframérica, concessionária que administra o sítio aeroportuário.

O videomonitoramento tem o objetivo de organizar o trânsito e proporcionar maior fluidez nas vias daquela região. Para isso, o Detran implantou um centro de controle onde os agentes terão acesso às imagens do trânsito em tempo real e poderão aplicar penalidades pelas irregularidades observadas, de acordo com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em relação a estacionamento irregular e parada além do tempo necessário para embarque e desembarque.

Leia também   BRB inaugura agência inovadora e com mais agilidade na prestação dos serviços

De acordo com o Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Lúcio Lahm, a legislação de trânsito não define o período para o embarque e desembarque, dessa forma os agentes irão acompanhar a duração da ação. “Não podemos estipular um tempo máximo de parada, portanto a fiscalização irá autuar quando não se verificar o embarque ou desembarque de passageiros”, explica Lúcio.

Parceria

As câmeras foram adquiridas pela Inframérica, concessionária que administra o aeroporto, considerando a necessidade de reforçar a segurança por se tratar de um aeroporto internacional com uma base aérea militar e a crescente movimentação de veículos no sítio aeroportuário. Mediante uma parceria, o acesso ao sistema foi cedido ao Detran, para a fiscalização de forma remota.

Leia também   Centro especializado para mulheres é revitalizado

Segundo dados de uma consultoria realizada em 2019, aproximadamente 1,5 milhão de veículos circulam pelo aeroporto, por ano, incluindo carros de passeio, táxis, veículos de transporte por aplicativos, ônibus e motos.

(Detran – DF)

Read Previous

Após erro na produção, EUA ordena que Johnson assuma fabricação de vacinas

Read Next

Conheça os sintomas e o que fazer na intoxicação por chocolate