• 17/04/2025

Goiás digitaliza documentos na emissão de Passaporte do Idoso

O Governo de Goiás inova em mais um processo de modernização da gestão pública. O Passaporte do Idoso será produzido totalmente pela internet, para diminuir os custos com transporte de documentos e o tempo de emissão e impressão. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) o benefício garante às pessoas com idade acima de 60 anos o direito de viajar gratuitamente nos ônibus que fazem as linhas intermunicipais do Estado. O beneficiário pode utilizar até quatro passagens por mês.

A mudança foi feita no modo como será o cadastro, que a partir de agora migrará para uma plataforma web. Com isso, o trâmite de papéis entre o local de solicitação e a Seds será eliminado. Todos os documentos poderão ser digitalizados na origem, ou seja, onde o idoso solicitar o benefício, e enviado à Seds eletronicamente.

Leia também   Garis de Goiânia formam primeiro coral de trabalhadores de limpeza do Brasil

Segundo informações da Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, em vez das entidades e unidades do Vapt Vupt enviarem um formulário escrito à mão e os documentos serem fotocopiados, eles serão enviados todos eletronicamente.

Após esse envio, será realizada pela Seds a validação dos dados inseridos com os documentos enviados digitalmente, para ser ou não aprovado o cadastro. Após a aprovação, será feita a impressão do passaporte. A Secretaria está em preparação para instituir o mesmo procedimento para as carteiras de identificação das pessoas com deficiência (PCDs) e dos autistas.

Leia também   Governo de Goiás implanta reconhecimento facial em escolas da rede estadual do Entorno do DF

Quem tem direito

Podem se inscrever no Passaporte do Idoso pessoas com idade a partir de 60 anos, que tenham renda familiar mensal máxima de três salários mínimos e que residem em Goiás. Nos dois últimos anos, o Governo de Goiás concedeu o benefício a mais de 1,5 mil idosos.

A lista com os postos de atendimento em todo o Estado pode ser acessada no site da Seds . Os documentos necessários para a inscrição são: identidade e CPF; comprovantes de renda familiar e de residência; e uma foto 3×4 colorida e recente.

Leia também   Marinésio vira réu por morte de Letícia e estupro de outra mulher

(Secretaria de Desenvolvimento Social)

Read Previous

Detran abre inscrições para o Curso Mobilidade e Trânsito

Read Next

BBB 21| Saiba quantas horas durou a prova do líder e quem são os vencedores

error: Content is protected !!