• 19/04/2024

Home office pode levar a cortes nos salário? No Facebook, sim

A nova forma de trabalho à distância trazida pela pandemia do coronavírus deve mudar a vida corporativa para sempre. Empresas como Twitter e Square, nos Estados Unidos, e XP e Nubank, no Brasil, já anunciaram projetos para alongar o home office até o fim do ano ou, em alguns casos, para sempre.

Trabalhar de casa tem seus confortos, sobretudo em grandes cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro, onde o deslocamento até o escritório pode consumir horas do dia dos funcionários. A nova moda, com uma enxurrada de videoconferências, também fez com que a empresa de tecnologia Zoom virasse uma das queridinhas do mercado, com valor maior que qualquer companhia brasileira, inclusive Vale e Petrobras.

Leia também   Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado de R$ 40 milhões

Mas ontem o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, trouxe uma nova problematização adicional para a discussão sobre o futuro do trabalho. Segundo ele, a tendência é que os salários sejam adaptados à localização dos funcionários. A meta do Facebook é ter 50% dos funcionários trabalhando remotamente nos próximos 10 anos e, para isso, Zuckerberg anunciou que vai aumentar as contratações remotas de forma “agressiva”.

A lógica de Zuckerberg é que, sem os custos de vida do Vale do Silício, é natural que os funcionários também não precisem receber os salários do Vale do Silício. São Francisco, epicentro da região com mais empresas de tecnologia dos Estados Unidos, tem o custo de vida mais alto do país. O aluguel de um apartamento de dois quartos na cidade só fica atrás de Hong Kong entre os mais altos do mundo, segundo o Deutsche Bank — custa em média 3.600 dólares por mês (20 mil reais).

Leia também   Família e amigos cantam O Sol na despedida de Anna Luísa

O custo de vida alto, aliado à competição entre as startups, faz com que o salário médio de entrada para engenheiros e programadores em São Francisco seja de 91.000 dólares por ano (ou mais de 500.000) reais. Com funcionários trabalhando longe da cidade mais cara do país, a gigante de tecnologia pretende reduzir esse custo.

No Brasil, o custo de vida em bairros centrais de São Paulo ou do Rio de Janeiro também é muito mais caro que em cidades do interior, por exemplo. Será que a moda de pagar de acordo com o endereço pega?

Leia também   Como se recuperar de um burnout?

(Portal Exame)

Read Previous

Caixa libera pagamento da segunda parcela de auxílio emergencial

Read Next

Anvisa aprova teste de anticorpos para o coronavírus criado pela Roche