Assim como a música “comer, comer para poder crescer” é um clássico, mas outro conselho que ouvimos bastante como pais é que as crianças devem ter bastante tempo de sono para conseguirem chegar à estatura esperada para a idade.
Veja também
De fato, como explica a neuropediatra pela UNIFESP Renata Gobetti, essa relação entre o descanso e como o filho irá se desenvolver não pode ser ignorada. “O sono desempenha um papel fundamental, tanto no crescimento quanto no desenvolvimento”, diz.
Isso sem falar da ação hormonal envolvida no processo, já que o pico do hormônio GH, conhecido como “hormônio de crescimento”, ocorre durante a noite, principalmente durante a fase de sono profundo. “Então se não há um sono de qualidade, a altura esperada para esse indivíduo pode não ser atingida“, afirma a médica.
Qualidade ou quantidade?
De fato, por ser contínuo e dinâmico, o sono sofre grandes transformações durante a infância, assim como a quantidade de horas recomendada para cada idade. ” Claro que existe uma variabilidade individual, mas tanto o sono de mais quanto o de menos podem ser prejudiciais, então os pais devem conversar com o médico da criança e estar atentos a isso”, indica Renata.
E apesar do tempo de sono desempenhar um papel importante, a especialista pontua que para um crescimento adequado não podemos deixar de priorizar a qualidade deste sono e o quanto ele é suficiente para o pequeno.
“Já existem vários estudos comprovando os efeitos deletérios que a privação de sono pode ter em uma criança, em seu desenvolvimento cognitivo, consolidação da memória, regulação do humor, além dos possíveis impactos na saúde, como predisposição à obesidade”, pontua.
Ok, mas como saber a quantidade de sono suficiente?