• 14 de maio de 2021

Brincadeiras para crianças: 19 atividades para fazer em casa

Nesse período de férias escolares e quarentena, esqueça um pouco os aparelhos eletrônicos e aproveite o tempo em casa com brincadeiras para crianças e toda família. De forma natural e gradativa, elas incentivam a imaginação e a socialização dos pequenos.

A antropóloga e educadora Adriana Friedmann salienta que alguns jogos são o canal que as crianças têm para se expressar, compreender o mundo, apreender os seus objetivos, espaços e interagir. É a forma que as crianças têm de se comunicar umas com as outras e ter diversidade de experiências, descobrir habilidades e potenciais.

Para tentar ajudar nessa missão, preparamos uma lista com 19 atividades que vão fortalecer os laços afetivos, além de promover um desenvolvimento saudável.

Conheça e pratique estas brincadeiras para crianças

Imitando bichos

Essa é para quem é fã dos animais! Cada participante escolhe um bicho que será representado por todos na sequência. Quando o escolhido for o sapo, todos devem agachar e pular bem alto. Além de super divertido, é um ótimo estímulo para o desenvolvimento da coordenação motora e o domínio do próprio corpo.

Mímica

Uma das brincadeiras para crianças mais amada. Em dois times, um dos integrantes deve representar, sem falar, apenas com gestos, a palavra escolhida em um sorteio pelo grupo adversário. Coloque um tempo para que cada rodada seja feita e anote as pontuações.

Estátua

Coloque uma música que vocês gostem e dancem livremente. Em um determinado momento, pare o som. A ideia é que todos parem do jeito que estão e não podem se mexer até a música voltar. A brincadeira pode até parecer simples, mas o resultado é surpreendente.

Leia também   Bolsonaro justifica proximidade com centrão: "Regra do jogo"

Avião

Deite no chão, apoie seus pés na barriga da criança e a levante como um avião. Faça sons e movimentos similares ao voo de uma aeronave.

Massinha natural

Em uma vasilha grande misture um copo de farinha de trigo, meio copo de sal e meio copo de água. Em seguida, junte tudo até atingir o ponto de massinha. Você pode também adicionar corante natural, pó de giz, glitter ou tinta para colorir.

Origamis

Arte de origem japonesa que utiliza papel dobrado para representar formas e figuras. Seja um avião, um barco, um chapéu, ou outras figuras mais elaboradas. Além de diversão garantida, a atividade permite desenvolver a motricidade, as capacidades manuais e a concentração.

Caixa de papelão

Essa atividade vai trabalhar a autonomia e criatividade das crianças, já que o objeto simples pode virar uma casa, um fogão e até um carro. Pode despertar o interesse de outras brincadeiras para crianças, como acampamento e circuito de obstáculos.

Papel machê

Em uma bacia coloque papel picado, água e cola. Dose as quantidades para obter a consistência de uma massinha. Molde na forma desejada, que pode ser um objeto decorativo ou um utilitário, e deixe secar. Depois pinte para finalizar.

Carimbo na batata

Corte uma batata crua no meio, e com a ajuda de uma faca, forme o desenho desejado em uma das metades. Essa parte precisa ser realizada por um adulto. Em seguida, passe a tinta na batata e carimbe o papel.

Leia também   Marido de Paulo Gustavo, artistas e autoridades fazem homenagens ao ator

Autorretrato

Além de estimular a criatividade das crianças, contribui para que elas se conheçam melhor. Uma construção da identidade própria que explora as diferenças e semelhanças entre cada um. O autorretrato revela características físicas e psicológicas da pessoa.

Acampamento

A ideia de dormir fora da cama pode ser enriquecedora para a criança. Caso não tenha uma cabana, monte uma usando apenas lençóis, travesseiros, cobertores e algum apoio, como cadeiras ou mesa. Decorem juntos a nova “casa” e preparem-se para dormir.

Bolinha de sabão

Essa é um clássico! Coloque em um recipiente fundo um copo de água e duas colheres de sopa de detergente. Mexa e assopre a mistura com um canudo. Se quiser bolhas maiores, basta assoprar devagar.

Caçada ao tesouro

Coloque algum presente, doce ou item especial escondido dentro de casa. Escreva pistas em alguns papéis e espalhe pelos cômodos. A primeira deve levar a segunda, que leva a terceira e assim sucessivamente até chegar ao prêmio.

Sombras

Desligue as luzes de um cômodo e ligue a lanterna do celular. Aponte a luz para uma parede. Em seguida, com as mãos, imite a silhueta de alguns animais. Quem acertar mais rápido ganha.

Mestre mandou

Nomeie alguém para ser o mestre. Essa pessoa terá que ordenar que os outros imitem um gesto, animal ou atividade. Para isso, ele diz: “O mestre mandou” enquanto os demais respondem “Fazer o quê?”. O participante que não seguir a regra ou errar está eliminado.

Leia também   Ser mãe...

Circuito com pista de obstáculos

Deixe as crianças criarem o seu próprio circuito em casa, usando sofás, almofadas, mesinhas e tudo que tiver disponível mas, claro, que não representarem perigo aos pequenos. Coloque uma música e passe pelo percurso de frente, de costas e pulando. Use a imaginação!

O chão é lava

Assim como o circuito de obstáculos, a ideia dessa atividade é incentivar a imaginação da criança. Quando todos estiverem reunidos na sala ou no quarto, espalhe alguns travesseiros, almofadas e lençóis. De repente, grite: “O chão é lava”. Todos devem ficar em um local protegido. Quem cair perde! É importante ressaltar com a criança que não se deve pular em vidros ou pontos altos.

Pescaria

Coloque em uma vasilha ou balde alguns clipes soltos. Dê a cada participante um cabide de arame ou utensílio com ponta curvada para cima. A proposta é pegar o maior número de clipes com o gancho, sem encostar as mãos.

Boliche

Encha algumas garrafas pet até a metade com água. Organize-as em um ponto distante, como um corredor ou hall. Pegue uma bola ou jogue-a em direção aos “pinos”. Vence quem derrubar mais em cada rodada.

Texto: Vítor Ferreira | Edição: Mariana Oliveira
(Alto Astral)

Read Previous

Estudantes podem pedir reaplicação do Enem a partir de hoje

Read Next

Governo de Goiás recebe mais 65,5 mil doses de vacinas e outras 30 mil chegam na quarta-feira (27/01)