Por Bebe.com
Uma das dicas recorrentes dos especialistas em sono e pediatras é criar uma rotina para a criança na hora de dormir. Primeiro, devemos realizar a chamada higiene do sono, isto é, maneiras de garantir que o sono possa se aproximar sem tantos estímulos e agitação. Por isso, as telas devem ser desligadas pelo menos uma hora antes de deitar, a casa não deve estar mais tão barulhenta e, de banho tomado e dentes escovado, é tempo de correr para as cobertas.
Veja também
E nada mais gostoso do que encerrar o dia com uma leitura em família. Isso ajuda a acalmar a criança, internalizar os sentimentos e criar conexão com os pais. Isso sem falar que, com uma seleção tão especial como a que fizemos abaixo, as histórias ainda renderão conversas e questionamentos no café da manhã do dia seguinte.
A seguir, separamos livros de contos ou de séries perfeitos para ler um capítulo por dia. São histórias famosas revisitadas, trajetórias de vida interessantes e até lendas do mundo todo em um único livro. Prepare o travesseiro macio, puxe as cobertas e boa noite!
1. 101 Mulheres Incríveis que Transformaram a Ciência – Claire Philip
Em tempos em que é fundamental valorizar a ciência, fica o lembrete para que isso seja entendido desde a infância. E se for dando voz às mulheres incríveis por trás de grandes conquistas mundiais, melhor ainda!
Esta obra revisita a história de 101 personalidades femininas que revolucionaram o mundo com suas descobertas e que, mesmo os adultos, podem não conhecer. Combine de ler uma história de vida por noite e deixe que sirvam de inspiração para bons sonhos.
2. A África recontada para crianças – Avani Souza Silva
Vamos viajar pelos países africanos onde também se fala português? Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe são pontos de partida para contos incríveis e bem humorados. Alguns, no entanto, podem ser mais indicadas para os maiorzinho, tá? Mas não faltam histórias com animais e boas lições que podem ser lidos por todas as idades.
Cheias de músicas, adivinhas e até comidinhas, as tramas revelam elementos que formam a cultura destes países.
3. Contos de fadas para garotas corajosas – Anita Ganeri
Primeiro, vamos fazer um combinado: apesar do título, não existe livros “para meninas ou para meninos”, ok? Todos podem se divertir com todas as histórias! E isso vale pra tudo na vida, não é mesmo? <
O que o título deste livro nos mostra é um recorte de histórias de heroínas valentes que não precisam ser salvas por ninguém, elas é que possuem o controle de seus destinos.
Os contos trazem histórias de várias nacionalidades e são um pouquinhos mais longos, perfeitos para ler um por noite. Com certeza será inspirador ver estas guerreiras incríveis desbravando seus próprios caminhos.
4. Contos para garotos que sonham mudar o mundo: 50 histórias inspiradoras de super-heróis de carne e osso- G.L. Marvel
Mais um livro que segue a premissa do anterior: o título fala sobre garotos, mas é fundamental que isso não seja um impeditivo para que todos da família possam ler. Afinal, trata-se um compilado de histórias de personalidades que influenciaram na construção do mundo como o conhecemos hoje, seja na ciência, na política ou na música, por exemplo.
Estão nesta obra trajetórias como a do físico Isaac Newton, do ativista pelos direitos LGBT Harvey Milk, do escritor Machado de Assis e do líder espiritual Dalai Lama.
São realidades bem diversas que ajudam a criança a entender que, ao longo da vida, vamos descobrindo nossos propósitos e podemos ajudar a construir o mundo que vivemos através de nossas ações.
5. Doze lendas brasileiras: Como nasceram as estrelas – Clarice Lispector
Famosa por suas obras intensas e de escrita muito particular, muitas vezes nos esquecemos que Clarice Lispector também escrevia para crianças. Neste compilado de contos, ela empresta toda sua personalidade única ao revisitar lendas brasileiras. Algumas mais conhecidas, como o Saci-pererê e a sereia Yara, e outras que as crianças podem nunca ter ouvido, como a bonita lenda indígena que dá nome ao livro: Como nascem as estrelas.
E aqui, a dinâmica muda um tiquinho: troque a leitura de um conto por noite para uma história por mês. É que as 12 lendas são divididos pelos meses do ano.
6. Volta ao mundo em 52 histórias – Neil Philip
E se os livros tem este poder de nos fazer embarcar em viagens ao redor do mundo sem sair do quarto, esta obra leva esta frase ao pé da letra: são 52 narrativas vindas de 33 países. E sim, tem algumas das favoritas dos pequenos como “Chapeuzinho vermelho”, mas tem também histórias menos famosas vindas da Jamaica ou da República Tcheca, por exemplo.
O mais bacana desta coletânea é que cada conto possui também informações sobre o país de origem, curiosidade dos personagens, dados da época que foi escrito e por aí vai… Tudo organizado por Neil Philip, um especialista em mito e folclore na literatura infantil.
7. Fábulas – Natalie Portman
Você deve conhecer as fábulas “A lebre e a tartaruga”, “Os três porquinhos” e “O rato do campo e o rato da cidade” não é mesmo? Pois neste pequeno compilado, as famosas histórias são recontadas de forma moderna pela atriz Natalie Portman- sim, a vencedora do Oscar e entusiasta de literatura e psicóloga formada pela Universidade de Harvard.
Só um pequeno spoiler: o lobo dos três porquinhos aqui é uma luxuosa loba, enquanto o ratinho do campo vai conhecer uma amiguinha da cidade, desta vez. A ideia é que os personagens femininos dividam o protagonismo com os masculinos, mas mantendo a lição contida nas fábulas.
8. Coleção Anne de Green Gables – Lucy Maud Montgomery
Antes de virar a famosa série da Netflix “Anne with an E”, que já está em sua terceira temporada, a história da orfã de cabelos ruivos Anne Shirley era uma série de livros. A trama que conta toda a história da cativante personagem em busca de um lar tende a agradar mais as crianças maiores e funciona perfeitamente para ler no esquema de um capítulo por noite.
Afinal, tem coisa mais gostosa do que ficar na expectativa do que vai acontecer? E o que não faltam são emoções e reviravoltas na narrativa da garotinha adotada por dois irmãos reclusos que vivem numa fazenda.
9. Contos de Mowgli e outras histórias – Rudyard Kipling
Mais uma narrativa que as crianças devem conhecer, desta vez, por conta do sucesso do desenho da Disney e dos filmes que já recriaram a famosa história do menino lobo e seus amigos da floresta indiana.
Esta edição é especial, pois traz os dois volumes de “Os Livros da selva” com adicionais muito especiais: um apêndice com a primeira história publicada de Mowgli, “Dentro da rukh”, além de 240 notas, 28 ilustrações originais e uma bela cronologia sobre a vida do autor.
*A redação escolheu produtos no mês de setembro de 2021, cujos valores estão sujeitos a alteração. Nós podemos receber uma comissão por compras realizadas na Amazon.