• 07/09/2024

Veja como a aromaterapia pode ajudar a criança a dormir

Segundo o colunista da Bons Fluidos, Jamar Tejada, a aromaterapia produz uma resposta emocional nas pessoas. E, de acordo com a Dra. Talita Pavarini, que atua com práticas integrativas, ela também ajuda os pequenos na hora de dormir. Abaixo, você entenderá como os óleos essenciais podem contribuir com o sono do seu filho.

Propriedades calmantes

A especialista aponta que óleos como os de lavanda, camomila romana e laranja-doce ajudam a criar um ambiente relaxante e propício ao descanso, e ela indica usá-los de três formas. “Coloque uma a duas gotas em um difusor ou misture a mesma quantidade com 20ml de óleo carreador para massagear a criança e ajudá-la a relaxar. Você também pode mesclar na água do banho”, aconselha.

Leia também   Outono começa essa semana: veja dicas para preparar sua imunidade

Benefícios

Pavarini afirma que os benefícios são inúmeros, e aproveita para citar alguns deles: “Promove um desenvolvimento neuropsicomotor saudável. Ajuda a criança a associar os aromas ao momento de dormir, facilitando o relaxamento e a indução do sono. E, por fim, no caso da massagem, o vínculo entre pais e filhos é fortalecido”.

Óleo de lavanda

O óleo de lavanda destaca-se por alguns resultados que, inclusive, foram apresentados na publicação ‘World Journal of Pediatrics’, como aponta a profissional. “A aplicação de loção de lavanda pelas mães resultou em um aumento na duração do sono e menos interrupções noturnas. Da mesma forma, o banho com óleo de lavanda antes de dormir levou a menos choro e maior tempo em sono profundo, proporcionando um método seguro e eficaz para melhorar a qualidade do sono em bebês”, ressalta.

Leia também   Técnicas para o primeiro contato da criança com alimentos

Precauções

Vale chamar atenção para o cuidado com o uso. “É importante diluir adequadamente os óleos essenciais e evitar o contato com olhos e mucosas. A supervisão constante e a consulta a um profissional qualificado são essenciais para garantir a segurança e eficácia do uso da aromaterapia em crianças”, conclui.

Bons Fluidos

 

Read Previous

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Read Next

BRB lança programa de estágio que se destaca no mercado