Os sucos são uma excelente opção para quem busca emagrecer de maneira saudável. Além de serem uma fonte natural de vitaminas e minerais, eles podem ajudar a reduzir o apetite e acelerar o metabolismo, o que contribui para a perda de peso. Também são uma alternativa saudável aos refrigerantes e outras bebidas açucaradas, que são ricas em calorias e podem contribuir para o ganho de peso.
Veja também
Síndrome do sono insuficiente pode levar a ansiedade e depressão
“O suco natural pode ser substituto do café da manhã, lanche da tarde ou ceia. Já para o almoço e jantar o indicado é uma refeição leve, como uma sopa de legumes com frango ou mesmo verdura refogada, cereais integrais e frutas. A proposta dos sucos ‘emagrecedores’ ou detox é benéfica, pois auxilia no funcionamento dos rins, do intestino e acelera o metabolismo”, explica a nutricionista Renata Fidelis.
Garantindo um bom resultado
No entanto, é importante lembrar que os sucos devem ser consumidos com moderação e em combinação com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares para obter resultados efetivos na eliminação de peso. “O suco sozinho não faz milagre, é preciso alimentação equilibrada, prática de exercícios e mudança de comportamento”, alerta a nutricionista Renata Fidelis.
A seguir, confira 10 dicas para preparar sucos emagrecedores.
1. Escolha bem os ingredientes
As várias opções de frutas, legumes, hortaliças e demais ingredientes que podem ser utilizados para chegar ao melhor sabor de suco devem ser escolhidas, primeiramente, com base no que agrada o paladar. Depois, se possível, busque ingredientes orgânicos que enriqueçam a quantidade de nutrientes e sejam livres de qualquer derivado além das propriedades naturais.
Nesse sentido, também é fundamental separar bem o que de cada ingrediente deve-se utilizar. Por exemplo, determinada fruta pode ser batida com casca. Outra, as sementes não devem entrar. Organize os ingredientes e terá um suco emagrecedor delicioso.
2. Higienize as frutas e o vegetais antes do consumo
A depender do ingrediente inserido na receita, alguns processos de higienização devem ser feitos para boa manutenção da saúde e preservação das camadas nutritivas. Deixar de molho, lavar com vinagre, entre outros métodos estão disponíveis para boa higienização.
3. Consuma a quantidade ideal de água
Suco não é água. Beber água na quantidade certa para cada corpo é imprescindível no controle da hidratação. Também, atente-se para incluí-la na medida ideal, para que o suco não fique aguado ou denso demais.
4. Evite adicionar açúcar
A adição de açúcar além de alterar o sabor e resultados do suco, também inviabiliza o uso da bebida para emagrecimento. Porém, caso necessário adoçar, opte pelos benefícios do mel.
5. Não substitua refeições
O suco nas dietas deve potencializar uma alimentação já saudável, ou seja, não possui caráter de substituição do café da manhã, almoço e jantar. A bebida precisa alternar com essas refeições.
6. Aposte na variedade de receitas
Existem diversas combinações de sucos capazes de entregar o resultado esperado. Ao invés de preparar somente uma receita, busque variar os sabores e benefícios de cada um.
7. Cuidado com o amargor
O ideal para frutas cítricas é não as espremer até o final, para não correr o risco da bebida ficar com caráter amargo.
8. Inclua fibras
Alimentos ricos em fibras contribuem para um bom funcionamento do intestino, e essa parte do organismo deve trabalhar em ritmo para que o metabolismo entre em ação.
9. Coloque gengibre
Ornar receitas com o uso do gengibre garante um suco rico em antioxidante e anti-inflamatório. O ingrediente acelera o metabolismo e combate azia e gases intestinais. No entanto, não é recomendado o consumo do gengibre todos os dias, porque pode gerar sonolência e desconforto estomacal.
10. Consuma logo após o preparo
Para que o suco mantenha todas as propriedades e entregue o resultado esperado, é importante consumi-lo fresco, logo após o preparo.