• 02/05/2024

Saiba como manter os lábios bonitos e saudáveis!

Na hora da maquiagem, sempre buscamos o batom perfeito para realçar os lábios. Mas será que essa preocupação não deveria ir além da estética? Afinal, essa área do rosto é extremamente delicada e precisa de cuidados específicos não só para manter a beleza, como também a saúde.

Veja também

Como as emoções estão relacionadas com nossas dores?

Por se tratar de uma região que, além de sensível, está diretamente exposta a fatores climáticos e contato com alimentos e saliva, é preciso redobrar o cuidado. “Pela alta sensibilidade e exposição solar, acaba sendo um local frequentemente acometido pelo câncer de pele”, alerta a dermatologista Paola Pomerantzeff.

Para garantir lábios saudáveis, hidratados e bonitos, confira algumas práticas recomendadas pela especialista!

Leia também   Novo ataque hacker? Sistemas do Ministério da Saúde estão fora do ar

Hidratação e proteção

“A hidratação também deve ser de dentro para fora. Portanto, ideal é beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Use hidratantes labiais específicos pela manhã, de preferência, com FPS 30 e reaplique-o durante o dia quantas vezes forem necessárias”, orienta a médica.

Combatendo os sinais de envelhecimento

Com a perda do colágeno, os sinais passam a ficar mais evidentes. “Essa deficiência da substância leva a uma retificação do lábio. Quando associado às rugas periorais, conhecidas como código de barras, há uma perda total da definição do contorno labial”, explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.

Leia também   Empresa protocola na Anvisa pedido para uso emergencial da Sputnik V

Hoje, no entanto, já existem formas de evitar e prevenir as linhas de expressão, como é o caso dos dermocosméticos com ação anti-idade. Mas, para quem já sofre com as marcas, Paola conta que alguns procedimentos dermatológicos podem, felizmente, reverter o quadro.

Buscando cuidados profissionais

Além das recomendações básicas de hidratação e proteção e da prescrição de cremes e séruns, alguns médicos podem indicar métodos mais específicos para o paciente. Os procedimentos estéticos podem ser grandes aliados para autoestima, que, muitas vezes, acaba ficando abalada pela aparência. Entretanto, eles devem ser feitos enquanto desejo e vontade, não por pressão estética.

Leia também   Quarentena: o que é, como é feita e como manter a saúde

Além disso, vale entender que as técnicas podem suavizar, melhorar e até mesmo corrigir os sinais, mas cada caso é único. “É muito importante uma conversa franca entre médico e paciente antes do procedimento para entender as expectativas e explicar os limites das metodologias, evitando frustrações futuras”, pondera a cirurgiã.

Fontes: Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

(Alto Astral)

Read Previous

Distrito Federal na rota nacional do vinho

Read Next

3ª dose da AstraZeneca produz resposta imune mais forte, diz estudo