• 20/06/2024

Onda de calor: 7 maneiras de manter a saúde na temporada quente

Em temperaturas extremas, tanto elevadas quanto baixas, cuidar do bem-estar do corpo mostra-se mais importante que nunca. Nesta semana, o Brasil vive uma onda de calor capaz de impactar fortemente a saúde, podendo causar desde desidratação até perda de apetite. Como destaca a nutricionista Jussiara Corsini,  coordenadora de Produção de Alimentos da Tasty Salad Shop, uma maneira de evitar os sintomas é adaptar os hábitos alimentares para o período, garantindo a hidratação necessária e um cardápio nutritivo. “Na nossa rotina diária temos diversas responsabilidades, por isso muitas vezes não sobra tempo para praticarmos uma alimentação saudável. Mas acreditem: o simples funciona”, afirma Corsini. Pensando em como manter-se saudável durante a onda de calor, a nutricionista trouxe 7 dicas infalíveis, mas que são fáceis de colocar em prática.

Leia também   Muito além das cáries: entenda como o açúcar pode prejudicar sua saúde oral

Veja também

Calor extremo pode causar danos à saúde cognitiva, diz estudo

Dicas para enfrentar a onda de calor com mais saúde

Hidrate-se!

Esta é uma dica simples, mas de ouro. É essencial ingerir pelo menos 2 litros de líquidos por dia, de preferência água. Se quiser, pode optar por adicionar água de coco, chá gelado e sucos naturais sem adição de açúcar ao menu para bater a meta. Ah, e sempre carregue uma garrafinha de água na bolsa para não se esquecer e para facilitar o consumo.

Reduza o açúcar

A ideia é saborear alimentos com o sabor natural, sem adição de açúcar refinado, para diminuir esta ingestão. É possível substituir por açúcar mascavo (que conta com alguns nutrientes por não ser refinado) ou adoçante culinário caso prepare alguma receita com o ingrediente.

Leia também   DF investe em tecnologia na guerra contra a dengue

Coma devagar

Alimentar-se muito rápido gera sensação de inchaço, além de promover exageros na quantidade de comida. Ao fazer a refeição devagar, mastiga-se bem e saboreia-se de fato o prato, prestando atenção em cada passo.

Consuma frutas todos os dias

A nutricionista indica consumir, no mínimo, 3 porções de frutas ao dia e, sempre que possível, variar nas escolhas. Elas são ricas em ricas em fibras, vitaminas, minerais, sempre atuando de forma benéfica no corpo.

Inclua legumes e verduras nas refeições

Assim como as frutas, legumes e verduras são fontes de vitaminas e minerais. Por isso, esses alimentos devem ser consumidos diariamente! Caso ainda não esteja tão familiarizado, uma ótima opção é consumir uma salada colorida antes do prato principal. As fibras da salada devem te ajudar a sentir mais saciado, reduzindo o consumo dos outros alimentos.

Leia também   Dicas para praticar o autocuidado e cuidar da saúde mental

Prefira alimentos integrais

A farinha integral possui fibras e nutrientes que fazem bem ao organismo. Por isso, optar por opções integrais do arroz, macarrão e pão é uma boa ideia para colocar em prática.

Aposte em lanchinhos saudáveis

A correria do dia a dia pode ser o principal motivo dos deslizes na alimentação. Para evitar consumir industrializados fora de casa, leve na bolsa

snacks

saudáveis como mix de castanhas, sanduíche integral ou frutas cortadas.

Guia da Cozinha

 

Read Previous

Abrasel manda carta a Lula pedindo retorno do horário de verão

Read Next

Programa de microcrédito do governo gerou quase mil empregos em 2023