60 mil pessoas que viveram por muito tempo tinham algo em comum: níveis moderados de ferro no sangue
Um nível balanceado de ferro no sangue dos humanos pode ser o segredo para uma vida longa, segundo um estudo feito por cientistas da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, e publicado na revista científica Nature.
Para chegar a essa conclusão foram analisadas a vida de 1,75 milhão de pessoas, incluindo 60 mil que viveram por mais tempo. Todas elas tinham algo em comum: níveis moderados de ferro no sangue.
Os pesquisadores, inclusive, citam a necessidade da criação de um remédio capaz de imitar os mesmos efeitos de genes que mantém os níveis de ferro no organismo humano moderados a fim de aumentar a longevidade.
“Nós estamos animados com as nossas descobertas porque elas sugerem que os níveis altos de ferro no sangue reduzem nossos anos saudáveis. Mantê-los sempre em observação pode prevenir problemas relacionados à idade”, disse o pesquisador Paul Timmers em um comunicado.
(Portal Exame)
A descoberta também pode ajudar a entender melhor porque dietas baseadas na ingestão frequente de carnes vermelhas é frequentemente ligada a doenças cardíacas.