Por Sport Life
A dupla maçã e canela, talvez, não seja unânime. É possível que alguns não gostem de um, ou de outro. No entanto, após estabelecer as devidas ressalvas de gosto particular, é fato que os dois alimentos estão entre os itens naturais mais consumidos no Brasil. Além de serem opções saborosas para a maioria das pessoas, são itens de fácil acesso para grande parte da população.
Veja também
Neurologista revela 7 atividades que melhoram a saúde do cérebro
Fora isso, existem também inúmeros outros fatores para incluir – tanto a maçã, como a canela – na alimentação diária. Sobre a fruta, não é novidade que ingerir uma unidade dela por dia pode fazer diferença. Já a especiaria, cheia de perfume e sabor, também conta com várias razões para ser consumida.
Benefícios da maçã
A maçã, por exemplo, é excelente para quem quer emagrecer e evitar o desenvolvimento de doenças. Segundo a Dra. Valéria Goulart, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), os polifenóis – substância encontrada na composição da fruta – são fundamentais para fortalecer o coração e evitar doenças cardiovasculares.
Além disso, as maçãs possuem uma grande quantidade de fibras e água. Fatores que, quando combinados, elevam a sensação de saciedade do organismo, diminuem a fome e te ajudam a seguir firme na dieta, sem cair em tentações. Inclusive, a fruta possui um baixíssimo índice calórico, o que permite o seu consumo sem grandes preocupações.
De acordo com a Dra. Valéria, a pectina – outra substância encontrada na maçã – faz com que o organismo diminua a absorção de açúcar. Algo que não favorece apenas o emagrecimento, como ajuda a prevenir diabetes. Confira os principais benefícios apontados pela especialista:
- Ajuda a emagrecer;
- Previne o aparecimento de diabetes;
- Fortalece o coração;
- Combate o colesterol ruim;
- Evita dores no estômago;
- Diminui as chances de desenvolver Alzheimer e derrame cerebral;
- Possui ação anti-inflamatória;
- Reduz a probabilidade do aparecimento de câncer;
- Retarda o envelhecimento;
- Ajuda a saúde bucal, diminuindo o mau hálito;
- Melhora a saúde da pele.
Benefícios da canela
Já a canela, condimento de uso milenar altamente consumido por inúmeras culturas mundo à fora, não fica para trás quando o assunto é saúde. Segundo a nutricionista Patrícia Leite – que costuma dar boas dicas em seu canal no YouTube – existem relatos históricos de que a especiaria já era utilizada por povos antigos para o tratamento de dores e tosses, por exemplo.
Atualmente, com a ajuda de vários estudos mais tecnológicos, já se sabe também que a canela retarda o esvaziamento gástrico. Isso significa que o alimento permanece mais tempo parado dentro do estômago. Segundo a nutricionista, é um fator que colabora para o emagrecimento, já que diminui os picos de insulina e promove maior saciedade – benefício semelhante aos da maçã. Ou seja, você sente menos fome.
De acordo com Patricia, a canela também funciona como uma espécie de digestivo natural. Característica que melhora o funcionamento do organismo e promove uma absorção maior de nutrientes. Além disso, as ações anti-inflamatórias da especiaria também contribuem para a recuperação muscular. Excelente notícia para os praticantes de atividades físicas. Confira os benefícios indicados pela especialista:
- Ajuda a emagrecer;
- Melhora a absorção de nutrientes;
- Contribui para a recuperação muscular;
- Combate dores e inflamações;
- Acelera o metabolismo;
- Controla o açúcar no sangue, prevenindo o aparecimento de diabetes;
- Reduz a agregação plaquetária;
- Fortalece o coração e evita o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Combinação saborosa e funcional
Como podemos ver, motivos para incluir maçã e canela na dieta não faltam. E a boa notícia é que os dois alimentos, quando consumidos ao mesmo tempo, além de saborosos, oferecem mais benefícios para a saúde. Segundo a Dra. Valéria, apostar na dupla é uma ótima maneira de combinar vantagens para o organismo e até mesmo diminuir o apetite. Ótimo para quem quer emagrecer com saúde.
Uma boa maneira para agregar todos esses valores positivos é dividir a maçã ao meio, colocar um pouco de canela em pó e esquentar por alguns segundos no micro-ondas. Outra alternativa é cortar a fruta em chips, levá-la ao forno e salpicar a especiaria por cima.
Para quem não gostou de nenhuma das opções, ainda existe a possibilidade de fazer um chá de maçã com canela. Basta picar a fruta em cubinhos, congelar, descongelar e acrescentar a especiaria. Pronto, o composto se transformará em uma saborosa bebida funcional.
Fontes: Saúde em Dia / Dra. Valéria Goulart, médica nutróloga com título de especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) / Nutricionista Patricia Leite.