• 09/12/2024

Fim do feriado: saiba como regular o sono para voltar à rotina

Hoje é o último dia de descanso prolongado para quem teve a oportunidade de emendar o feriado. É também o momento de acostumar o corpo para voltar à rotina e, nesse sentido, regular o sono é imprescindível. De acordo com a consultora do sono da Ortobom, Gisele Gomes, esse feriado tem um grau de dificuldade específico.

Veja também

Carnaval e álcool: como amenizar o impacto da bebida

“O Carnaval tem em sua tradição ser uma festa de excessos. Bebidas, músicas e danças sempre em muita quantidade é a forma que o Carnaval é percebido e vivido por muitas pessoas. Logo, uma sequência de noites mal dormidas é a principal consequência desse longo feriado”, afirma. Com isso, todas as rotinas se interrompem, principalmente, a do sono e do descanso.

Leia também   População do DF deve se vacinar contra o sarampo

Como ter disposição para voltar à rotina

Para evitar aquele cansaço exagerado, o ideal é tentar manter, nem que seja minimamente, a rotina cotidiana. “Permanecer durante todos os dias de folia hidratado, bem alimentado, utilizando roupas leves, priorizando sempre o conforto acima da diversão e ter suas horas de sono preservadas são as dicas que certamente irão tornar a festa bastante agradável e saudável. Desta maneira, seguindo esses cuidados, o retorno ao dia a dia acontecerá naturalmente, sem sensação de cansaço ou fraqueza”, diz Gisele.

Mas nem tudo está perdido para quem não conseguiu seguir os cuidados acima durante os dias de Carnaval. Hoje mesmo é possível adotar algumas medidas que ajudam a descansar o corpo, a mente, e a recuperar a disposição para encarar mais uma semana. Nesse sentido, Gisele recomenda:

  • Dormir de 6 a 8 horas por dia em um ambiente tranquilo, com ausência de ruídos, com temperatura agradável e sem iluminação;
  • Utilizar colchão, travesseiros e roupas de cama confortáveis, pois serão esses itens básicos que irão proporcionar a reparação corporal perfeita.
Leia também   Câncer: 4 novidades que podem revolucionar tratamento da doença

“Desta maneira, quando a rotina diária retornar ao cotidiano nenhuma grande mudança será sentida pelo corpo, e assim o bem-estar estará presente logo nos primeiro momentos de quinta-feira, após a Quarta-Feira de Cinzas”, diz a consultora do sono.

Saúde em Dia

Read Previous

Inmet: temperaturas altas e chuvas marcam terça de carnaval

Read Next

Brasil já registrou 75 mortes por dengue e mais de 500 mil casos em 2024