Os exercícios aeróbicos são aqueles em que há o uso de oxigênio para gerar energia e normalmente são realizados por um longo período e possuem intensidade leve a moderada, como corridas e pedaladas, por exemplo.
Por outro lado, os exercícios anaeróbicos são aqueles que utilizam o oxigênio como fonte energia, sendo o metabolismo realizado no próprio músculo. Os exercícios anaeróbios normalmente são realizados por um curto período de tempo e possuem intensidade de moderada a alta, sendo mais associada à ganho de massa muscular e enrijecimento da musculatura.
Tanto os exercícios aeróbicos quanto anaeróbios são importantes e possuem vários benefícios para a saúde, como por exemplo melhora do condicionamento físico, aumento da força muscular e da resistência, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Principais benefícios
Os exercícios aeróbicos e anaeróbicos são ótimos para promover o emagrecimento e melhorar o condicionamento físico. Além disso, outros benefícios dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos são:
- Fortalecimento dos músculos cardíacos;
- Melhora condicionamento físico;
- Aumenta a resistência muscular;
- Diminui a pressão arterial;
- Diminui a perda de massa óssea, além de fortalecer os ossos;
- Melhora a resistência cardiorrespiratória;
- Enrijece a musculatura;
- Diminui a concentração de gordura no organismo;
- Promove o ganho de massa muscular.
A prática de exercícios aeróbicos está associada a uma perda calórica mais rápida, no entanto a perda de calorias após exercício é mais intensa com a prática de exercícios anaeróbios, além de que esse tipo de exercício é mais eficiente no que diz respeito ao ganho da massa muscular e enrijecimento da musculatura.
Assim, para melhores resultados é importante que sejam praticados regularmente exercícios aeróbicos e anaeróbicos acompanhados por um profissional.
Melhores exercícios aeróbicos
Os exercícios aeróbicos normalmente são de longa duração, ativam mais de um grupo muscular e possuem intensidade de leve a moderada, sendo importante para melhorar a função cardiorrespiratória e estimular a resistência física, além de favorecer o gasto calórico. Os principais exercícios aeróbios são:
Corridas e caminhadas, que podem ser feitas tanto na rua quanto na esteira e são muito eficientes para a perda de peso e melhora do condicionamento físico. É importante realizar o exercício de modo que os batimentos cardíacos fiquem acelerados, mas não ao ponto da pessoa não conseguir falar ou passar mal. Apesar de ser um tipo de exercício seguro, é importante ter acompanhamento de um profissional, já que a prática incorreta de corridas, principalmente, pode levar a lesões no quadril ou no joelho;
Pedaladas, que podem aumentar o gasto calórico e, assim, auxiliar na perda de peso e tonificar os músculos inferiores, principalmente pernas e bumbum. Os exercícios na bicicleta são seguros e podem ser adaptados de acordo com as condições físicas da pessoa e, por ser um exercício de baixo impacto, pode ser praticado com grávidas, pessoas sedentárias ou com problemas nas articulações.
Elíptico, também chamado de Transport, é um aparelho que proporciona o movimento tanto dos braços quanto das pernas, ativando praticamente todos os músculos e, assim, aumentando gasto energético;
Dança, que é um exercício aeróbico cuja perda calórica varia de acordo com a intensidade e modalidade da dança praticada.
Além disso, exercícios como pular corda e subir e descer escadas, por exemplo, podem ser praticados em casa e são ótimos para estimular a circulação, melhorar o condicionamento e físico e trabalhar várias grupos musculares.
Melhor exercício anaeróbico
Os exercícios anaeróbicos, que são aqueles de curta duração mas cuja intensidade é mais elevada, são praticados principalmente pelas pessoas que querem aumentar a massa magra e perder gordura, além de aumentar a resistência muscular, sendo esses exercícios ótimos aliados para o emagrecimento.
O exercício anaeróbico mais praticado é a musculação que, além de diminuir a gordura corporal e promover o ganho de massa muscular, melhora a postura, fortalece os ossos e melhora a função cardiorrespiratória.
Após o exercício anaeróbico o organismo continua gastando calorias, o que acelera o processo de emagrecimento. No entanto, para que a perda de gordura e ganho de massa muscular sejam constantes e estejam associados a outros benefícios para saúde é importante que esses exercícios sejam realizados associados à prática de exercícios aeróbicos, de acordo com a orientação profissional, e com uma dieta equilibrada recomendada por um nutricionista.
Como emagrecer de forma saudável
O emagrecimento de forma saudável é possível com a prática regular de exercícios físicos, tanto aeróbicos quanto anaeróbicos, que devem ser indicados por um profissional de educação física, e com uma dieta equilibrada que deve ser recomendada por um nutricionista.
Antes da prática de exercícios é importante realizar uma avaliação física, em que são medidos percentual de gordura, IMC, densidade óssea e percentual de água no organismo, e exames que possam indicar a saúde cardiovascular e respiratória, para que assim o profissional de educação física possa indicar o melhor exercício de acordo com a saúde da pessoa.
(Portal Tua Saúde)