• 20/05/2025

Dia Mundial sem Tabaco: 6 partes do corpo afetadas pelo cigarro

Por Sport Life

Hoje, dia 31 de maio, é o Dia Mundial sem Tabaco. Uma data simbólica, que foi criada no ano de 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para promover uma maior conscientização sobre os ricos que o cigarro pode proporcionar para a saúde.

Veja também

Como controlar o desejo de comer mais carboidratos no frio

Não é novidade para quase ninguém que cigarro e esporte não combinam. Afinal, ao contrário das atividades físicas, o hábito de fumar prejudica o organismo em diversos aspectos e pode facilitar o desenvolvimento de doenças graves, como câncer de pulmão, enfisema pulmonar e até problemas cardíacos.

Mas, para a surpresa de algumas pessoas, o cigarro, seja ele convencional ou eletrônico, também tem a capacidade de prejudicar outros órgãos, sistemas e regiões do organismo humano. Por isso, no Dia Mundial sem Tabaco, com a ajuda de um time de médicos especializados em várias áreas, separamos seis partes do corpo que o tabagismo pode afetar. Confira:

Leia também   Queima de estoque do Magazine Luiza terá descontos de até 80% e frete grátis

1. Pele. O cigarro possui substâncias tóxicas que diminuem o fluxo sanguíneo para o tecido cutâneo. “Como resultado, podemos notar uma perda de viço e luminosidade da pele, além do amarelamento do tecido e a diminuição da firmeza por conta da oxigenação e nutrição reduzidas”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

2. Cabelo. “Para manter-se saudável e crescer adequadamente, o couro cabeludo precisa de oxigenação e nutrição, que são prejudicadas devido à vasoconstrição provocada pelo cigarro. Além disso, as substâncias tóxicas contidas no produto chegam ao couro cabeludo pela corrente sanguínea, gerando um quadro inflamatório que torna a região mais suscetível a sofrer com problemas como psoríase, dermatite seborreica, irritação, afinamento e quebra dos fios e até mesmo queda capilar”, alerta o Dr. Daniel Cassiano, dermatologista membro da SBD.

3. Sistema reprodutivo. “Nas mulheres, o tabagismo é capaz de favorecer a deterioração dos óvulos, envelhecendo-os em até dez anos e acelerando o início da menopausa. Já nos homens, o hábito de fumar diminui a quantidade de espermatozoides e fragmenta o DNA do esperma, reduzindo a capacidade de fecundação, além de também contribuir para a perda do apetite sexual e a disfunção erétil”, afirma o Dr. Rodrigo Rosa, médico especialista em reprodução humana.

Leia também   Pesquisa vai acompanhar hábitos alimentares de brasileiros por 10 anos

4. Sistema circulatório. “O cigarro pode causar problemas circulatórios como arteriosclerose e tromboangeite obliterante, distúrbio que afeta as extremidades do corpo. Em ambos os casos, há riscos de ter de amputar os membros, como pernas, pés e mãos”, explica a cirurgiã vascular, Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

5. Capacidade de recuperação e cicatrização. “Existe uma maior incidência de complicações cirúrgicas em pacientes tabagistas devido à vasoconstrição causada pelo cigarro, incluindo trombose pulmonar, infecção, hematoma, necrose de tecidos e problemas com qualidade de cicatriz”, explica a cirurgiã plástica, Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Leia também   Dudu Nobre comanda virada do ano na Praça dos Orixás

6. Metabolismo. “Por atuar no sistema nervoso central, o cigarro causa uma diminuição do apetite, pois afeta a atividade de neurotransmissores que são responsáveis pelo controle da fome, além de alterar o paladar e o olfato, reduzindo o gosto e o aroma dos alimentos. O cigarro promove um efeito termogênico, acelerando o metabolismo, o que leva ao emagrecimento e reduz a oxigenação dos tecidos do organismo, que causa envelhecimento precoce e acelerado”, finaliza a nutróloga, Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Por fim, vale lembrar que o Dia Mundial sem Tabaco é uma data simbólica, que tem o objetivo de combater o vício do cigarro. E a principal ferramenta para conseguir parar de fumar é, justamente, o tratamento especializado. Portanto, não tenha vergonha de procurar ajuda médica. Tabagismo mata.

Read Previous

Vacina contra covid-19 chega a clínicas privadas com preço médio de R$ 350

Read Next

Desemprego no Brasil fica em 10,5% em abril, diz IBGE

error: Content is protected !!