• 27 de outubro de 2020

Cross kids: o que é, principais benefícios e como é feito

cross kids é uma das modalidade de treinamento funcional para crianças pequenas e no início da adolescência, e que normalmente já pode ser praticada aos 6 anos de idade e até os 14 anos, possuindo como objetivo melhorar o equilíbrio e favorecer o desenvolvimento muscular na criança e a coordenação motora.

Para este treino são usadas as mesmas técnicas do crossfit convencional para adultos como puxar cordas, correr e pular obstáculos, além dos instrumentos como caixas, pneus, pesos e barras, porém adaptados para as crianças de acordo com idade, altura e peso.

Benefícios do cross kids

Como o cross kids é uma atividade dinâmica, esse tipo de exercício para a criança pode ter diversos benefícios como melhorar o equilíbrio, desenvolver a musculatura, trabalhar a interação social, coordenação motora, auto confiança, além de contribuir para o bom desenvolvimento cognitivo e do raciocínio das crianças.

Como o cross kids é feito

Todo o treino feito no cross kids é regulado de acordo com a necessidade a ser trabalhada, idade, altura e peso da criança, além de ser acompanhado de perto pelo profissional de educação física, que evita que as crianças peguem peso, se esforcem além do que é necessário e que tenham alguma lesão muscular, por exemplo.

Leia também   Alimentos que aumentam a serotonina (e garantem o bom humor)

Alguns dos exercícios que podem ser feitos no cross kids são:

1. Subida na caixa

A subida na caixa é um dos exercícios mais comuns no cross kids e tem como objetivo trabalhar o foco na tarefa, flexibilidade e equilíbrio. Neste exercício a criança com o pé esquerdo irá subir no banco, logo em seguida colocará o pé direito e ficará de pé sobre a caixa. Em seguida a criança deve descer e repetir o exercício, começando desta vez com o pé direito.

2. Burpees

Os burpees praticados no cross kids tem como objetivo ajudar no desenvolvimento da musculatura, flexibilidade e equilíbrio. Feito com a criança agachada com as mãos no chão, deve-se solicitar que impulsione os pés para trás em posição de prancha, logo em seguida, voltar para a posição inicial e saltar em direção ao teto.

Leia também   Coronavírus: saiba quando usar máscara de proteção

3. Levantamento lateral de pernas

O levantamento lateral de pernas ajuda as crianças a trabalhar a flexibilidade e foco. Para fazer esse exercício a criança deve estar deitada lateralmente, apoiada dos quadris e antebraço. Em seguida a criança deve levantar uma perna e permanecer assim por alguns segundos e depois trocar de lado.

4. Rolamento de pneu

O rolamento de pneu trabalha a respiração, desenvolvimento dos músculos, agilidade, trabalho em equipe e coordenação motora. Este exercício é feito com um pneu de porte médio, onde as crianças em conjunto irão tentar rola-lo para frente por um percurso já definido.

5. Corda naval

Neste exercício a criança irá treinar a respiração e desenvolvimento dos músculos. Com os joelhos semiflexionados, a criança irá segurar as pontas das cordas e mover os braços para cima e para baixo, de forma alternada para que se forme ondulações na corda.

Leia também   Bolsonaro diz que novo teste para covid-19 deu negativo

6. Bola na parede ou chão

O exercício de bola na parede ou no chão, faz com que a criança desenvolva melhor os reflexos, a agilidade e a coordenação motora. Para isso deve-se fornecer uma bola macia ou levemente firme para a criança, e solicitar que a bola seja jogada contra a parede ou chão, para logo em seguida, pegá-la e repetir o movimento.

7. Escalada na corda

A escalada na corda auxilia a criança no treino da concentração, coordenação motora, respiração, reduz o possível medo de altura, além de ajudar na construção da confiança. Esse exercício é feito com a criança de pé, de frente para a corda, em seguida será orientada a segurar a corda firmemente com as duas mãos e a cruzar as pernas na corda e travar este cruzamento com os pés, fazendo o movimento de subida com com os pés.

(Portal Tua Saúde)

Avatar

Destaque DF

Read Previous

Queda mais significativa de casos de outras gripes foi entre crianças

Read Next

Ibaneis quer garantir luz para áreas em regularização