O cross kids é uma das modalidade de treinamento funcional para crianças pequenas e no início da adolescência, e que normalmente já pode ser praticada aos 6 anos de idade e até os 14 anos, possuindo como objetivo melhorar o equilíbrio e favorecer o desenvolvimento muscular na criança e a coordenação motora.
Para este treino são usadas as mesmas técnicas do crossfit convencional para adultos como puxar cordas, correr e pular obstáculos, além dos instrumentos como caixas, pneus, pesos e barras, porém adaptados para as crianças de acordo com idade, altura e peso.
Benefícios do cross kids
Como o cross kids é uma atividade dinâmica, esse tipo de exercício para a criança pode ter diversos benefícios como melhorar o equilíbrio, desenvolver a musculatura, trabalhar a interação social, coordenação motora, auto confiança, além de contribuir para o bom desenvolvimento cognitivo e do raciocínio das crianças.
Como o cross kids é feito
Todo o treino feito no cross kids é regulado de acordo com a necessidade a ser trabalhada, idade, altura e peso da criança, além de ser acompanhado de perto pelo profissional de educação física, que evita que as crianças peguem peso, se esforcem além do que é necessário e que tenham alguma lesão muscular, por exemplo.
Alguns dos exercícios que podem ser feitos no cross kids são:
1. Subida na caixa
A subida na caixa é um dos exercícios mais comuns no cross kids e tem como objetivo trabalhar o foco na tarefa, flexibilidade e equilíbrio. Neste exercício a criança com o pé esquerdo irá subir no banco, logo em seguida colocará o pé direito e ficará de pé sobre a caixa. Em seguida a criança deve descer e repetir o exercício, começando desta vez com o pé direito.
2. Burpees
Os burpees praticados no cross kids tem como objetivo ajudar no desenvolvimento da musculatura, flexibilidade e equilíbrio. Feito com a criança agachada com as mãos no chão, deve-se solicitar que impulsione os pés para trás em posição de prancha, logo em seguida, voltar para a posição inicial e saltar em direção ao teto.
3. Levantamento lateral de pernas
O levantamento lateral de pernas ajuda as crianças a trabalhar a flexibilidade e foco. Para fazer esse exercício a criança deve estar deitada lateralmente, apoiada dos quadris e antebraço. Em seguida a criança deve levantar uma perna e permanecer assim por alguns segundos e depois trocar de lado.
4. Rolamento de pneu
O rolamento de pneu trabalha a respiração, desenvolvimento dos músculos, agilidade, trabalho em equipe e coordenação motora. Este exercício é feito com um pneu de porte médio, onde as crianças em conjunto irão tentar rola-lo para frente por um percurso já definido.
5. Corda naval
Neste exercício a criança irá treinar a respiração e desenvolvimento dos músculos. Com os joelhos semiflexionados, a criança irá segurar as pontas das cordas e mover os braços para cima e para baixo, de forma alternada para que se forme ondulações na corda.
6. Bola na parede ou chão
O exercício de bola na parede ou no chão, faz com que a criança desenvolva melhor os reflexos, a agilidade e a coordenação motora. Para isso deve-se fornecer uma bola macia ou levemente firme para a criança, e solicitar que a bola seja jogada contra a parede ou chão, para logo em seguida, pegá-la e repetir o movimento.
7. Escalada na corda
A escalada na corda auxilia a criança no treino da concentração, coordenação motora, respiração, reduz o possível medo de altura, além de ajudar na construção da confiança. Esse exercício é feito com a criança de pé, de frente para a corda, em seguida será orientada a segurar a corda firmemente com as duas mãos e a cruzar as pernas na corda e travar este cruzamento com os pés, fazendo o movimento de subida com com os pés.
(Portal Tua Saúde)