• 22/11/2024

Consumo regular de frutas favorece a saúde física e mental

As frutas, quando consumidas regularmente, ajudam a prevenir problemas de saúde e melhoram o desempenho físico e, até mesmo, mental. “Geralmente, frutas inteiras são boas fontes de fibra e devem ser inseridas diariamente em um plano alimentar equilibrado, variado e o mais natural possível”, explica a Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Veja também

Inchaço: 10 sucos naturais para acabar com a retenção de líquido

As frutas cítricas, como limão, laranja e tangerina, por exemplo, são ricas em vitamina C, previnem o escorbuto e têm um papel importante na absorção do ferro, prevenindo a anemia. Além disso, também são fontes de bioflavonoides, conhecidos como limonoides, que juntamente com a vitamina C ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas e aumentam as defesas do sistema imunológico.

Leia também   Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe: 3ª fase começa segunda

Frutas e o bem-estar mental

De acordo com um estudo publicado no British Journal of Nutrition, quanto mais frequente o consumo de frutas, menor o risco de depressão. Nele, foram entrevistados 428 adultos e analisada a relação entre o consumo de frutas, legumes, lanches doces e salgados e a saúde psicológica.

“Quanto mais frequentemente as pessoas comiam frutas, menor a pontuação para depressão e maior para o bem-estar mental. As pessoas que comem frutas com frequência são mais propensas a relatar maior bem-estar mental positivo e são menos propensas a relatar sintomas de depressão do que aquelas que não comem”, diz a Dra. Marcella.

As frutas devem ser inseridas em um plano alimentar equilibrado
As frutas devem ser inseridas em um plano alimentar equilibrado

Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

Alimentos que contribuem para a saúde mental

Segundo a médica, os nutrientes encontrados em alimentos saudáveis trabalham para fazer com que o cérebro produza serotonina, popularmente conhecido como hormônio do bem-estar. “O triptófano, aminoácido essencial para a síntese de serotonina, principal neurotransmissor relacionado ao humor e bem-estar, está presente em muitos alimentos, tanto de origem vegetal como animal, entre eles as frutas banana e abacate”, explica.

Prontas para o consumo

É muito comum ouvirmos que uma mesa saudável deve conter a maior variedade de cores possível e, grande parte delas, está presente nas frutas. “Tanto as frutas quanto os vegetais são ricos em antioxidantes, fibras e micronutrientes essenciais que promovem a função cerebral ideal, mas uma parte desses nutrientes pode ser perdida durante o cozimento. Essa é uma vantagem das frutas”, diz a médica.

Vantagem do hábito de comer frutas

consumo de frutas não é a solução para doenças mentais. No entanto, é algo que pode, sim, contribuir para o tratamento e o bem-estar físico e mental. “É possível que mudar o que comemos seja uma maneira realmente simples e fácil de melhorar nosso bem-estar mental. No geral, definitivamente vale a pena tentar adquirir o hábito diário de escolher e consumir algo da fruteira”, finaliza.

Portal EdiCase

Read Previous

Câmara aprova MP que autoriza compra de vacina pela iniciativa privada

Read Next

Governo renova 151 moradias precárias de famílias de baixa renda