• 25/11/2024

Como medir a temperatura para saber se está com febre

A forma mais segura de saber se está com febre é usar o termômetro para medir a temperatura, e não confiar em apenas colocar a mão na testa ou na nuca, por exemplo.

Quando se usa o termômetro de mercúrio, que é o mais comum, deve-se considerar febre quando a temperatura na axila é de 37,8ºC. Já que a temperatura de 37,5ºC é facilmente atingida quando está muito calor ou a pessoa tem muitas camadas de roupa, por exemplo.

Nos casos em que a temperatura é superior a 39ºC é recomendado ir imediatamente ao pronto-socorro, pois a febre alta pode provocar convulsões ou colocar em risco a vida da pessoa.

Como medir a temperatura para saber se está com febre

Como medir a temperatura do corpo

Para medir a temperatura corporal pode-se usar:

  • Termômetro de mercúrio: basta colocar a ponta metálica na axila, em contato direto com a pele e esperar, pelo menos, 3 minutos para verificar se tem febre;
  • Termômetro digital: Apontar a ponta do termômetro para a testa ou dentro do ouvido, após o bip ele mostrará a temperatura;
  • Termômetro com ponta mole: Introduzir a ponta metálica no ânus do bebê ou da criança enquanto ela fica quieta e esperar, pelo menos, 3 minutos para verificar se tem febre.

O melhor termômetro é o de ponta mole porque pode ser introduzido no ânus, sendo esta a temperatura correta do corpo, já que a pele resfria mais rápido. A variação pode chegar a 1ºC.

Leia também   O TikTok corre risco de ser banido no Brasil?

Quantos graus é febre no adulto

A temperatura corporal normal varia entre os 35,4ºC e 37,2ºC, no entanto, ela pode variar em situações de gripe ou de infecção, como pneumonia, por exemplo. As principais variações da temperatura corporal incluem:

  • Temperatura ligeiramente aumentada, ou subfebril: entre os 37,4ºC e os 38ºC. Nestes casos, geralmente surgem outros sintomas, como arrepios, tremores ou vermelhidão do rosto e deve-se retirar a primeira camada de roupa, tomar um banho de água morna ou beber água;
  • Febre: temperatura superior a 38,1ºC. No caso do adulto, é recomendado tomar um comprimido de 1000 mg de Paracetamol, ficar apenas com uma camada de roupa e colocar compressas frias na testa. Caso a temperatura não diminua após 3 horas, deve-se ir ao pronto-socorro;
  • Febre alta: temperatura acima de 41ªC deve ser considerada uma emergência médica e, por isso, a pessoa deve ser sempre avaliada por um médico.

Além disso, a temperatura também pode ser inferior ao normal, ou seja, menor que 35,4ºC. Isso geralmente acontece quando a pessoa fica muito tempo exposta ao frio. Nestes casos, deve-se tentar retirar a fonte do frio e vestir várias camadas de roupa, beber chá quente ou aquecer a casa, por exemplo.

Leia também   Governo sanciona lei que protege consumidores do superendividamento

Como medir a febre no bebê

A temperatura corporal no bebê deve ser medida com o termômetro, como no adulto, sendo que se deve dar preferência aos termômetros mais confortáveis e rápidos, como o digital ou de infravermelhos.

Porém, o local ideal para avaliar a temperatura do bebê com mais precisão é o ânus e, nestes casos, deve-se usar o termômetro digital com ponta mole para não machucar o bebê.

Qual temperatura é febre no bebê

A temperatura corporal do bebê é diferente do adulto, sendo que o normal é a temperatura variar entre os 36ºC e 37ºC, sendo que o valor do termômetro deve ser avaliado da seguinte forma:

  • Temperatura alta: entre os 37,1ºC e os 37,5ºC. Nestes casos, deve-se retirar uma camada de roupa ao bebê e dar um banho de água morna;
  • Febre: temperatura anal superior a 37,8ºC. Nestes casos, os pais devem consultar o pediatra para orientar o uso de remédios para a febre ou a necessidade de levar o bebê ao pronto-socorro;
  • Temperatura corporal baixa (hipotermia): inferior a 35.5ºC. Nestes casos, deve-se vestir mais uma camada de roupa ao bebê e evitar correntes de ar. Caso a temperatura não aumente nos próximos 30 minutos, deve-se levar o bebê ao pronto-socorro.
Leia também   Novos bombeiros militares estão sendo preparados para atuar no DF

As variações da temperatura no bebê nem sempre são por motivo de doença ou infecção, podendo variar devido à quantidade de roupa vestida, ao nascimento de dentes, reação de alguma vacina ou devido à temperatura do ambiente, por exemplo.

Confira como identificar a causa da febre no bebê e baixar a temperatura de forma natural.

Quanto tomar remédio para baixar a febre

Retirar o excesso de roupa e tomar um banho morninho é uma boa forma de baixar a temperatura corporal, mas quando isso não é suficiente, o médico pode recomendar que tome um antitérmico para baixar a febre. O remédio mais indicado é o Paracetamol, que pode ser tomado até 3 vezes ao dia. Veja outros medicamentos para baixar a febre.

Quando medir a temperatura

A temperatura corporal deve ser medida em repouso e nunca imediatamente após a atividade física ou após um banho, porque o valor pode não ser real. Por isso, nestes casos, deve-se repousar, num lugar fresco e arejado, durante cerca de 15 a 30 minutos antes de se usar o termômetro.

(Portal Tua Saúde)

Read Previous

Crédito para folha de pagamento já está disponível nos bancos

Read Next

INSS antecipa pagamento de um salário mínimo de auxílio-doença