• 23/04/2024

Água de coco: 5 bons motivos para apostar nela

A temporada de calor chegou e, com ela, vem também aquela vontade de se refrescar com bebidas leves, como a água de coco. É importante lembrar que, nesse período, é preciso redobrar a atenção com a hidratação do corpo, principalmente quando há grande exposição ao sol.

Veja também

Veja como andar de bicicleta favorece a saúde física e mental

“Em dias muito quentes, é natural que o corpo perca mais liquida, por isso a necessidade de nos mantermos sempre hidratados”, comenta Fernanda Monteiro, nutricionista parceria da Campo Largo.

“E muito além de repor o líquido perdido, a hidratação colabora para muitos benefícios à saúde. Ela ajuda na prevenção de diversas doenças, acelera o metabolismo, retira toxinas do corpo e cura até ressaca. Por isso, beber água é imprescindível para uma vida mais saudável”, complementa.

Leia também   Anvisa aprova testes rápidos para covid-19 em farmácias

No entanto, além da água, o consumo da água de coco também é ótimo para ajudar a manter a hidratação corporal. “É uma bebida rica em vitaminas, minerais, carboidratos, aminoácidos e antioxidantes e age como isotônico natural. É uma ótima fonte de nutrição, saúde e energia”, afirma a profissional.

Pensando nisso, a nutricionista listou 5 motivos para quem ainda não é adepto dessa bebida, incluí-la no cardápio, principalmente nos dias mais quentes do ano. Confira!

Benefícios da água de coco

Hidrata

“A água de coco ajuda na reposição dos líquidos e é bastante indicada em casos de desidratação, seja por motivos de doença, como diarreias e vômitos, ou após a prática de exercícios”, afirma Fernanda. A bebida ainda possui minerais e aminoácidos, que fornecem nutrição ao corpo, mas sem interferir no peso, já que tem baixo teor calórico.

Leia também   Armadilhas alimentares: fuja das opções que parecem saudáveis e não são

Melhora o funcionamento dos rins

Por ser natural e rica em nutrientes, a água de coco auxilia na extinção de toxinas no organismo, estimula o funcionamento do rim e ajuda na produção e eliminação de urina. “Quanto mais urina produzida, maior a eliminação dos pequenos cristais que podem dar origem a pedra nos rins, prevenindo os cálculos renais”, relata a nutricionista.

Ajuda a diminuir o cansaço e estresse

A desidratação provoca lentidão no organismo e nas atividades cerebrais, gerando cansaço e promovendo a fadiga. “O potássio e o magnésio presentes na bebida auxiliam na redução do cansaço e do estresse. Por reidratar o corpo, a água de coco aumenta a energia e auxilia no relaxamento muscular”, conta Fernanda Monteiro.

Leia também   Fundação Laço Rosa busca empregabilidade da paciente com câncer

Fortalece o sistema imunológico

A água de coco não só traz a hidratação para o corpo, como também se torna uma aliada do sistema imunológico. “Por ser rica em vitamina C, a água de coco fortalece o sistema imunológico, evitando que doenças virais sejam contraídas com mais facilidade”, relata a nutricionista.

Ajuda com a ressaca

Sim, a água de coco é uma grande aliada ao combate da ressaca! “Consumir bebida alcoólica faz com que percamos a água do corpo através da urina, o que pode causar a desidratação, resultando em sintomas, como dor de cabeça, fadiga, mal-estar, tontura, náuseas e sede”, explica Fernanda. Segundo a profissional, beber água de coco após o alto consumo de bebida alcoólica irá promover a reposição do líquido perdido, amenizando desconfortos.

Boa Forma

Read Previous

Brasil abre 190.366 vagas de trabalho em outubro e supera previsão, mas cai em relação a setembro

Read Next

Eduardo Pedrosa defende capacitação de profissionais da educação para lidar com crianças com TEA nas escolas