• 27 de setembro de 2020

Adolescente de 14 anos que só comia batata frita fica cego

Devido a uma alimentação pobre em nutrientes e composta, basicamente, de batata frita industrializada, embutidos e pão branco, um britânico de 17 anos, que não teve o nome revelado, acabou ficando cego. De acordo com a revista científica Annals of Internal Medicine, ele chegou a ficar 10 anos sem comer uma única fruta, legume ou verdura. A falta de nutrientes causou perda progressiva da visão.

Aos 14 anos, o jovem procurou atendimento médico por sentir-se indisposto e cansado. Os profissionais detectaram a deficiência de vitamina B12 e receitaram suplementos alimentares, mas o adolescente não teria seguido o tratamento nem feito qualquer alteração na alimentação.

Após três anos da “dieta”, ele foi diagnosticado com neuropatia óptica nutricional, doença provocada especialmente pela falta de vitamina B12. Quando chegou ao hospital, o rapaz sofria com pontos cegos, enxergando apenas perifericamente.

Ao Annals of Internal Medicine, Denize Atan, médica do Bristol Eye Hospital responsável pelo tratamento, disse que, apesar de não apresentar peso abaixo nem acima do ideal, o jovem estava extremamente desnutrido. Além da vitamina B12, o organismo apresentava deficiência em ferro, selênio, cobre e vitamina D.

Ainda de acordo com Denize, o paciente havia perdido minerais dos ossos, algo incomum em pessoas tão jovens. Devido à doença, o britânico, que hoje tem 19 anos, precisou abandonar a faculdade. Caso não seja tratada precocemente, a neuropatia óptica nutricional pode provocar a morte das fibras nervosas do nervo óptico, causando danos irreparáveis à visão.

A vitamina B12 é essencial para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Por isso, a deficiência crônica da substância, se não tratada, pode levar a manifestações neurológicas irreversíveis.

A fonte natural de vitamina B12 na dieta humana restringe-se a alimentos de origem animal, especialmente leite, carne e ovos. Por isso, cerca de 50% dos vegetarianos e 40% dos não vegetarianos têm carência de vitamina B12.

Fonte: Metrópoles

0 Reviews

Write a Review

Avatar

Destaque DF

Read Previous

Cuidados com a saúde devem ser redobrados durante a seca

Read Next

Detran oferece curso de noções de mecânica. E de graça