• 20/04/2024

‘Todo mundo tem um pouco de razão e de erro’, diz Guedes, sobre Orçamento

O ministro da Economia, Paulo Guedes, minimizou os problemas entre o governo e o Congresso relacionados à sanção do Orçamento aprovado com corte de despesas obrigatórias e considerado inexequível.

Veja também

Comissão da Vacina vai convidar secretário de Saúde para tratar do plano distrital de vacinação

Ele isentou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e responsabilizou ministros que seriam “mais ousados” na negociação de emendas com parlamentares. “Sempre tem ministro mais ousado, tem ministro fura-teto”, disse. “Esquecem de combinar com os outros e a conta não fecha”, acrescentou.

Apesar de não ter deixado claro a quem se referia, grande parte das emendas que teriam extrapolado os acordos políticos estariam relacionadas ao Ministério do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, um conhecido desafeto de Guedes.

Leia também   Guedes confirma prorrogação de jornada reduzida por mais dois meses

Guedes deu a entender, inclusive, que o relator, Márcio Bittar (MDB-AC), teria incluído emendas a mais porque teria recebido uma promessa de mais recursos para seu Estado.

O ministro disse acreditar em um acordo e afirmou que todos os envolvidos na discussão estão em parte certos e errados na discussão. “A coalizão de centro-direita quer emendas que se encaixem no Orçamento. Mas quase duplicou”, afirmou.

Guedes comentou que essa foi a primeira vez que o governo elaborou o Orçamento em conjunto com o Congresso e que os parlamentares de centro-direita têm direito a encaixar suas emendas dentro do Orçamento. “Nunca o Congresso recebeu e carimbou tantos recursos; é assim em outros países do mundo”, afirmou. “Todo mundo com um pouco de razão e erro aqui.”

Leia também   Cirurgias eletivas serão realizadas em hospitais privados contratados

Sem apontar os culpados pelo Orçamento fictício, Guedes afirmou que sua função é dizer se os acordos políticos cabem ou não na peça. “Quero preservar a figura do presidente da Câmara que cumpriu sua parte”, disse, sobre Lira.

Ainda segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), assim como o próprio ministro, também têm defendido o cumprimento dos acordos políticos sobre o tema. “Acordos precisam ser cumpridos, o problema é como.”

O ministro disse que sua equipe acompanhou acordos políticos que somavam R$ 8 bilhões e R$ 16 bilhões. “De repente teve acordo que extrapolou”, afirmou. “Todos mundo está junto no erro. Quando somou deu quase o dobro do combinado.”

Leia também   Forças Armadas ampliam produção de álcool em gel e cloroquina

( Estadão Conteúdo)

Read Previous

Busca por vacinas cresce 1.000% em plataforma online durante a pandemia

Read Next

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar neste fim de semana