• 28 de março de 2024

PSB indicará Alckmin como vice de Lula em reunião com PT nesta sexta-feira

Por Portal Exame

Em reunião com a direção nacional do PT nesta sexta-feira, 8, o PSB indicará o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como pré-candidato à vice-presidência da República, para formar a chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As legendas se encontram às 10h, em um hotel em São Paulo, para discutir a aliança para as eleições presidenciais.

Veja também

Presidente veta Lei Paulo Gustavo, que destinava recursos à cultura

Além de Lula e Alckmin, participarão do evento o presidente do PSB, Carlos Siqueira, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que darão entrevista coletiva ao final do encontro. Também devem marcar presença, por parte do PSB, o ex-governador de São Paulo Márcio França; o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; e o prefeito do Recife, João Campos.

Leia também   Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 120 milhões

Na terça-feira, 5, Lula voltou a dizer que pode se unir a Alckmin em uma chapa presidencial. “Vou ter uma reunião na sexta-feira em que o PSB vai propor o Alckmin de vice e isso nós vamos levar para discutir no PT”, antecipou à rádio Lagoa Dourada, do Paraná.

“Você pode ficar certo que, se nós estivermos juntos, vamos reconstruir o Brasil, porque somos dois democratas, gostamos da democracia, exercemos a democracia e temos como prova o exercício dos nossos mandatos”, acrescentou o ex-presidente, na entrevista.

Também na terça-feira, Lula ressaltou que foi adversário de Alckmin, não inimigo. “Eu mudei, o Alckmin mudou e o Brasil mudou”, escreveu, no Twitter. “Feliz era o Brasil que tinha disputa entre dois partidos democráticos, porque existia debate civilizado, sobre programa de governo”, afirmou.

Leia também   Bolsonaro ameaça mais uma vez agir fora da Constituição

Ao se filiar ao PSB, em 23 de março, Alckmin defendeu a candidatura de Lula, disse que o petista “representa a democracia” e que ele é “aquele que melhor reflete e interpreta o sentimento de esperança do povo brasileiro”. Segundo Alckmin, Lula, se for eleito, vai “alargar o horizonte do desenvolvimento econômico” e diminuir as desigualdades sociais.

Ainda não há data para o lançamento da pré-candidatura, mas a expectativa é que ocorra entre o fim de abril e o início de maio. Por enquanto, seguem as movimentações partidárias. Além da aliança com o PSB, o PT já anunciou uma federação com o PV e com o PCdoB e espera formalizar uma coligação com o PSol.

Leia também   Distritais aprovam convocação dos generais G. Dias, Gustavo Henrique Dutra e Augusto Heleno

Read Previous

Governo autoriza contratação emergencial para hospitais federais

Read Next

R$ 3,8 bilhões para a nova Saída Norte com ponte sobre o Lago Paranoá