• 17/09/2024

Perícia da PF em celular de governador afastado confirma que ele não tem culpa no cartório

O  relatório da perícia da Polícia Federal (PF) no celular do governador afastado do DF, Ibaneis Rocha, do MDB. De acordo com o documento, o emedebista não foi conivente com os atos antidemocráticos ocorridos na capital federal no dia 8 de janeiro deste ano.

Veja também

Deputado Ricardo Vale afirma que DF precisa se mobilizar contra feminicídio

No documento, a PF detalha o celular de Ibaneis Rocha, o então chefe do Executivo deu ordens para que os responsáveis pela segurança da Esplanada dos Ministérios naquele dia prendessem os invasores do Congresso.

Ainda conforme o relatório, Ibaneis recebeu informações diretamente do substituto de Anderson Torres, até então secretário de Segurança do DF, o adjunto Fernando Sousa, por volta de meio-dia de que as manifestações ocorriam pacificamente.

Leia também   Efetivação de piso salarial da enfermagem ainda enfrenta resistência

De acordo com a PF, instituição responsável pela perícia no celular de Ibaneis, o secretário-adjunto Fernando Sousa enviou mensagem a ele dizendo que todo o efetivo das forças de segurança iriam proteger o STF de uma possível invasão.

O relatório da perícia traz um diagrama que discrimina a cronologia de ações adotadas por Ibaneis Rocha e também destaca conversas que ele manteve com jornalistas que questionavam o seu envolvimento com as manifestações e quais providências foram adotadas.

No parecer, a PF relata que as mensagens e os arquivos de dados extraídos do celular de Ibaneis não atestam que ele não foi conivente com os atos de vandalismo do dia 8 de janeiro.

“Pela análise da mídia disponível, considerando todo exposto, de forma cronológica, a investigação não revelou atos do Governador IBANEIS em mudar planejamento, desfazer ordens de autoridades das forças de segurança, omitir informações a autoridades superiores do Governo Federal ou mesmo de impedir a repressão do avanço dos manifestantes durante os atos de vandalismo e invasão”, diz o trecho da conclusão do do relatório encaminhado pela PF ao STF.
(Expresão Brasilense)

Read Previous

Deputado Ricardo Vale afirma que DF precisa se mobilizar contra feminicídio

Read Next

Dicas para aproveitar o Carnaval sem sair da dieta