O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou, neste domingo (31), a candidatura do governador Ibaneis Rocha para reeleição ao governo do Distrito Federal. A vice na chapa é a deputada federal Celina Leão (PP).
Veja também
Partido Republicanos oficializa apoio à candidatura de Jair Bolsonaro
Já a deputada federal e ex-ministra-chefe da Secretaria de Governo da gestão Jair Bolsonaro (PL), Flávia Arruda (PL), vai concorrer ao Senado na composição, aprovada por unanimidade. O anúncio foi feito na convenção conjunta do MDB, PP e PL, realizada nesta manhã.
Ibaneis Rocha, de 51 anos, é natural de Brasília e foi o primeiro governador nascido na capital. Advogado formado em direito pelo UniCeub em 1993, atuou na advocacia por 25 anos e se tornou conhecido no meio jurídico candango, mas não tinha visibilidade entre a população do DF.
Entre 2013 e 2015, foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). Em 2018, concorreu pela primeira vez em eleições, e foi eleito governador do DF, com 69,79% dos votos válidos.
Ibaneis afirma que, depois de enfrentar a pandemia por mais da metade do mandato, quer retomar projetos e ações que foram prejudicadas pelo período de restrições.
Prazos eleitorais
As siglas têm até o dia 5 de agosto para deliberar sobre a formação de coligações e escolher candidatas e candidatos que vão disputar as eleições. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
O primeiro turno da eleição para presidente, governador, senador, e deputados federais e distritais está marcado para 2 de outubro de 2022, e, eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.
(G1 DF)