• 20/06/2024

Lira comemora aprovação de reforma tributária: “Aquele possível de ser aprovado”, diz

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comemorou a aprovação da reforma tributária pelo Congresso, acrescentando que ela ajudará o País apesar das imperfeições. A Câmara aprovou nesta sexta-feira, 15, em 2º turno, o texto-base da reforma tributária com 365 votos favoráveis e 118 votos contrários.

Veja também

PIS/Pasep 2024 começa a ser pago em 15 de fevereiro

“Depois de mais de 40 anos, o país terá um sistema tributário moderno, enxuto e eficiente que mudará a economia do País. Não é o sistema perfeito, mas aquele possível de ser aprovado”, disse Lira em sua conta no X, antigo Twitter.

O presidente da Câmara também disse que a aprovação da reforma tributária foi “a primeira realizada num regime democrático em que todas as correntes de pensamento puderam expressar suas opiniões”.
A reforma tributária deve ser promulgada na quarta-feira, 20. Ela cria o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o ICMS estadual e o ISS municipal, e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que ficará no lugar de tributos federais, como o PIS e a Cofins.
A proposta também cria um Imposto Seletivo que compensará o fim do IPI e servirá para desestimular o uso de produtos que fazem mal à saúde e ao meio ambiente. O princípio da reforma é deslocar a cobrança do imposto da origem (onde a mercadoria é produzida) para o destino (onde é consumida).
(Estadão Conteúdos)
Leia também   Empreendedor precisa de estímulo para criar empregos, diz presidente

Read Previous

Moraes determina execução da pena de condenado por atos golpistas

Read Next

Com onda de calor, conta de luz deve ter reajuste de 7,61%