Diante da situação caótica que se instalou na Esplanada dos Ministérios neste domingo (8), o governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, não teve outra saída a não ser demitir o delegado da Polícia Federal, Anderson Torres, do comando da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.
Veja também
A determinação de Ibaneis ocorreu após manifestantes bolsonaristas radicais invadirem a sede dos três poderes da República.
O primeiro local a ser invadido foi o Congresso Nacional. Na sequência, os bolsonaristas invadiram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Mais cedo o governador Ibaneis conversou com o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino e garantiu que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas pelas forças de seguranças do DF para conter os radicais.
Interlocutores do GDF disseram que Ibaneis Rocha, após determinar a exoneração de Anderson Torres, determinou que todo o efetivo policial do DF vá para rua e algumas prisões já estão sendo realizadas na região Central do Plano Piloto. Segundo fontes palacianas, Ibaneis pediu a Flávio Dino o apoio das forças federais.
Foto: Ton Molina/Fotoarena/Agência O Globo
(Exspressão Brasiliense)