• 02/05/2024

Ibaneis amplia vantagem na corrida ao Buriti e pode levar no 1º turno aponta pesquisa

O atual governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, tem grandes chances de se reeleger já no primeiro turno. De acordo com a segunda pesquisa divulgada pelo grupo Opinião, nesta segunda-feira (5), considerando apenas os votos válidos, se as eleições fossem hoje Ibaneis seria o escolhido de 54% dos eleitores. Em suma, o emedebista estaria reeleito.

Veja também

Rumo à reeleição Ibaneis é o governador do povo

Na simulação de cenário estimulado, quando um cartão com os nomes dos candidatos é apresentado ao eleitor, Ibaneis Rocha conta com 42,8% das intenções de votos. Na sondagem anterior, divulgada em 23 de agosto, o atual governador tinha 38,6%.

Na segunda posição da pesquisa, a senadora Leila do Vôlei, do PDT, e o empresário Paulo Octávio, do PSD, aparecem empatados. Leila pontua com 10,9% e PO com 10,7%. Em comparação ao levantamento anterior, a senadora cresceu e o ex-vice-governador perdeu pontos. A parlamentar registrou 8,1% e o candidato do PSD, 11,2%.

Leia também   Lula vai promover reunião com todos os governadores no dia 27 de janeiro

Veja abaixo o resultado da pesquisa estimulada com os demais candidatos:

Ibaneis Rocha (MDB) – 42,8%

Leila do Vôlei (PDT) – 10,9%

Paulo Octávio (PSD) – 10,7%

Leandro Grass (PV) – 5,5%

Izalci Lucas (PSDB) – 4,7%

Keka Bagno (PSol) – 1,2%

Coronel Moreno (PTB) – 1,1%

Renan Arruda (PCO) – 0,9%

Lucas Salles (DC) – 0,7%

Robson (PSTU) – 0,6%

Teodoro da Cruz (PCB) – 0,1%

Branco/Nulo – 14%

NS/NR – 6,9%

Votos válidos

A pesquisa do Opinião divulgou também a projeção de votos válidos, quando são excluídos os votos manifestados em branco ou nulo e as abstenções. Nesse cenário, Ibaneis Rocha chega a 54,1%, o que garante a sua reeleição. Leila ficaria com 13,8%. PO, 13,5%. Grass, 6,9%. Izalci, 6%. Os demais concorrentes pontuam abaixo dos 2%.

Leia também   Ex-conselheiro do TCE 'arquitetou' morte de Marielle Franco, diz PGR

De acordo com a legislação eleitoral, o candidato que obtiver 50% mais um dos votos válidos se torna o vencedor da disputa.

Segundo turno

O Opinião também simulou cenários de um eventual segundo turno entre Ibaneis e possíveis adversários. Em todas as situações Ibaneis Rocha venceria seus oponentes.

Veja abaixo o resultado:

Ibaneis Rocha (MDB)  51,4%   X    Paulo Octávio (PSD)  31%

Ibaneis Rocha (MDB)  53,5%   X    Leila do Vôlei (PDT)  30,9%

Ibaneis Rocha (MDB)  63,4%   X    Leandro Grass (PV)  19,1%

Ibaneis Rocha (MDB)  59,7%   X    Izalci Lucas (PSDB)  21,5%

Esquerda rejeitada

O levantamento também traz informações sobre a rejeição dos candidatos e quem é o mais conhecido entre eles. A candidata do PSol, Keka Bagno está em primeiro lugar no quesito rejeição. De acordo com a sondagem, ela tem rejeição de 78%. Em seguida, Leandro Grass, 71,9%. O tucano Izalci, 65,2%. Leila, 49,1%.

Leia também   Caixa atinge 100 milhões de poupanças sociais digitais

Além de serem os mais rejeitados, Keka e Leandro são também os menos conhecidos do eleitor brasiliense. Talvez seja por isso que Grass foi avaliado como o pior distrital da CLDF pela população no fim de 2021. Nesse critério, 6,7% disseram que sabem quem é Keka e 14% já ouviram falar de Grass. Ibaneis é o mais conhecido. 75,7% informaram que conhecem o atual governador.

Sobre a pesquisa

A pesquisa do grupo Opinião ouviu 1.105 pessoas por meio de entrevistas presenciais, entre os dias 1º e 3 de setembro. A margem de erro estimada é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

O levantamento foi registrado junto ao TSE sob o número DF-09523/2022.

Foto: Reprodução/Flickr-Ibaneis Rocha

Read Previous

Dia do irmão: entenda a origem da data comemorativa de 5 de setembro

Read Next

Mercado financeiro reduz projeção da inflação de 6,7% para 6,61%