Os municípios goianos da região do Entorno do Distrito Federal seguem sofrendo com a falta de atenção e descaso por parte do governo de Goiás. Como essas cidades são circunvizinhas à capital federal, o GDF e a União vão ajudar a gerir o sistema de transporte público que atende os usuários da região.
Veja também
Nesta quinta (23), a governadora em exercício do DF, Celina Leão, do PP, participou da reunião realizada entre o GDF, o governo de Goiás e a União, no Palácio do Planalto, para apresentar a proposta ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
De acordo com o GDF, a ideia é que a gestão do transporte público das cidades do Entorno seja compartilhada entre as duas unidades da Federação e a União. A principal medida será dividir o custo da tarifa paga às empresas que operam na região, tendo em vista que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável por gerir o transporte público no Entorno, quer reajustar o preço da passagem em 40%.
A reunião desta quinta confirma que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, está pouco se lixando para a população do Entorno. Não é de hoje que os usuários do transporte público da região reclamam do sucateamento dos veículos, bem como a pouca quantidade de ônibus circulando nas ruas, o que faz com que eles fiquem lotados e as viagens mais longas.
Conforme a proposta, o GDF, além de fazer o repasse do custeio da passagem, vai ter que atuar na fiscalização. Como esse serviço já não estava sendo prestado adequadamente pelo governo Caiado, a responsabilidade maior, com toda certeza, ficará para o governo candango.
Após o encontro, a governadora Celina disse aos jornalistas que a criação desse consórcio interfederativo vai permitir uma fiscalização permanente e uma tarifa justa para o contribuinte.
O governo Caiado mais uma vez demonstra que o Entorno não está entre as suas prioridades e que a população novamente foi enganada com suas promessas nas eleições passadas. Pelo jeito, como diz o goiano, o Palácio das Esmeraldas vai continuar fingindo que os municípios goianos próximos ao DF não fazem parte de Goiás.
É por isso que milhares de pessoas, entre jovens, adultos e idosos, optam por percorrer quilômetros, em algumas ocasiões todos os dias, para ter assistência na capital federal, seja na saúde, educação ou em outras áreas.
Para o governador Caiado e os prefeitos que o apoiam, o povo de Goiás só tem valor nas eleições. Quem sabe assim, a partir de 2024, os eleitores do Entorno acordem e escolham melhor seus governantes.
Foto: Gil Ferreira/ASCOM SRI
(Expressão Brasiliense)