• 22/11/2024

Congresso derruba veto de Bolsonaro a trecho do pacote anticrime

O Congresso Nacional derrubou em votação nesta segunda-feira, após acordo fechado entre base e oposição, três vetos do presidente Jair Bolsonaro, incluindo a um trecho do chamado pacote anticrime.

O líder da minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN), anunciou o acordo para a derrubada do veto, que trata da competência do juiz de garantias para audiências de custódia e da proibição de fazer audiência de custódia por videoconferência, entre outros pontos.

“Foi feito um acordo — que incluiu o governo — para votar e derrubar os vetos de Bolsonaro ao pacote anticrime. A Câmara já votou e cumpriu o acordo. Agora foi a vez do Senado. A manutenção desse veto seria um desastre, pois esvaziaria a função da audiência de custódia e o papel do juiz de garantias”, afirmou.

Leia também   Caixa já pagou 42% do valor disponível para saque imediato do FGTS

“Na fase pré-processual, a audiência de custódia é fundamental para diminuir o número de prisões ilegais. Além do mais, é cara a cara com o preso que o juiz pode avaliar com clareza se o acusado sofreu algum tipo de abuso ou constrangimento”, acrescentou.

Com a mudança, haverá também um aumento da restrição do uso de escutas telefônicas em investigações criminais.

Outro veto derrubado foi o que permitia a suspensão do pagamento de parcelas do Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut), criado em 2015 para renegociar débitos dos clubes de futebol com o Fisco federal.

Leia também   NOTA À IMPRENSA | TCDF manifesta apoio ao conselheiro Paulo Tadeu

Um terceiro veto derrubado permite uma reestruturação de carreiras na Receita Federal.

(Reuters)

Read Previous

Anvisa autoriza testes com nova vacina chinesa contra covid-19 no Brasil

Read Next

Segunda dose só para quem recebeu a primeira no DF