• 24/04/2024

Congresso aprova remanejamento de R$ 9,3 bi para pagar Auxílio Brasil

Por Portal Exame

Congresso aprovou nesta quinta-feira, 11, em sessão conjunta, uma proposta que abre crédito especial de 9,364 bilhões de reais no Orçamento para pagar o programa Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, neste ano. Os recursos serão remanejados das despesas previstas no Bolsa Família.

Veja também

Empreendedor precisa de estímulo para criar empregos, diz presidente

O projeto foi analisado primeiro pelos deputados e, sem seguida, pelos senadores. Outro projeto aprovado nesta quinta-feira muda o Plano Plurianual (PPA) em vigor para permitir a execução do benefício até 2023. O texto prevê 76,4 bilhões de reais em 2021, 2022 e 2023 para gastos com o programa assistencial.

Leia também   Bolsonaro diz que eleições de 2022 foram 'desastre', mas são 'página virada'

O Orçamento de 2022 reserva 35,3 bilhões de reais para o pagamento do auxílio, valor antes destinado ao Bolsa Família. Segundo o Ministério da Cidadania, os pagamentos do Auxílio Brasil começarão em 17 de novembro, seguindo o calendário do Bolsa Família.

O governo pretende ampliar o valor médio do benefício, hoje de 189 reais, para 400 reais até o fim de 2022. Para isso, conta com a aprovação da PEC dos Precatórios, que abrirá um espaço de 91,6 bilhões de reais no Orçamento do ano que vem.

De acordo com o governo, o Auxílio Brasil passará a ser pago a 17 milhões de famílias no país. Atualmente, 14,6 milhões são atendidas pelo programa social. Com a extinção do Bolsa Família, os beneficiários passam a ser atendidos pelo Auxílio Brasil a partir deste mês.

Leia também   Pesquisa do IBGE mostra enfraquecimento do mercado de trabalho em 2020

Read Previous

Leitos covid vão atender outras especialidades

Read Next

Vamos tentar aprovar reforma administrativa até o fim do ano, diz Guedes