• 27/04/2024

Celina Leão diz que cabe a Dino escolher novo secretário de Segurança Pública

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), disse nesta terça-feira que o governo federal indicará toda a cúpula da Secretaria de Segurança Pública para seguir os trabalhos após o fim da intervenção em vigor desde os atos golpistas de 8 de janeiro, incluindo o substituto do antigo secretário, Anderson Torres.

Veja também

Ministro do TSE dá 3 dias para Bolsonaro explicar minuta de decreto

De acordo com a governadora, a preocupação neste momento é garantir a segurança da posse de deputados e senadores, marcadas para o dia 1⁰ de fevereiro. No dia dos ataques, os terroristas invadiram e destruíram os prédios do Congresso, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal.

Pelo decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a intervenção federal terminará no dia 31 de janeiro e, segundo a governadora, não há previsão de ser estendida.

Leia também   Intervenção na segurança do DF termina amanhã

Celina Leão diz que tem conversado com o ministro da Justiça, Flávio Dino, e com o interventor Paulo Cappelli sobre a continuidade dos trabalhos e a manutenção da equipe que assumiu a Segurança Pública após os atos. Segundo ela, o grupo está fazendo o planejamento para o dia da posse dos parlamentares e início do ano legislativo.

“Vamos dar toda a continuidade para que no dia 1º, nas posses dos deputados federais, a gente tenha todo um planejamento de segurança, que começa a ser feito agora. Estamos nesse período de transição e de afinidade para que a gente não tenha nenhuma surpresa e darmos toda a tranquilidade para esse dia, que é o dia da democracia que nossos senadores e deputados federais tomarão posse”, disse a governadora durante o lançamento de obras de um viaduto no Jardim Botânico.

Leia também   Lula indica Flávio Dino para vaga no STF e Paulo Gonet para PGR

Fim da intervenção pode ser antecipada

A antecipação do fim da intervenção não está descartada, como já havia afirmado o ministro da Justiça. A governadora diz que tem o compromisso de acatar todos os nomes indicados pelo governo federal para a cúpula da Secretaria de Segurança do DF.

“Até o secretário será escolhido pelo governo federal. Eles têm dialogado conosco, colocado a possibilidade de vários nomes. O que deixar o governo federal mais confortável, nós teremos toda a firmeza para mantermos o nome”, disse.

Ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres assumiu a secretaria de Segurança Pública do DF no dia 2 de janeiro. Ele já havia ocupado o cargo no primeiro mandato de Ibaneis. Entretanto, Torres saiu de férias e o cargo passou a ser exercido de forma interina por Fernando de Sousa Oliveira.

Leia também   Damares Alves vem sendo usada para atender interesses do Republicanos

Torres foi exonerado por Ibaneis ainda no domingo dos atos golpistas. Depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal na segurança do Distrito Federal, com críticas à atuação da polícia. Além disso, o ministro Alexandre de Moraes já decretou, no dia dos atos golpistas, o afastamento de Ibaneis do cargo por 90 dias.

(Agência O Globo)

Read Previous

Anvisa proíbe fabricação de sete produtos para cabelos

Read Next

Concurso público oferece 174 vagas para o Procon