Nesta quinta-feira (19), o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Costa Freire, concedeu entrevista ao Destaque DF sobre a relevância do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) para os serviços públicos da capital. Em um momento em que o fundo enfrenta propostas de alterações e possíveis cortes, a fala do dirigente torna-se ainda mais pertinente.
Durante a conversa, o presidente da Fecomércio-DF destacou a importância do FCDF para a capital da República, considerado um dos pilares financeiros essenciais para garantir a manutenção e a qualidade dos serviços públicos nas áreas da saúde, educação e segurança.
“Qualquer mudança no cálculo impactará diretamente nesses setores essenciais, comprometendo o desenvolvimento econômico da nossa cidade e afetando diretamente a população do DF”, alertou Aparecido.
O dirigente também ressaltou os efeitos prejudiciais que eventuais modificações no cálculo do Fundo Constitucional podem causar ao setor produtivo do Distrito Federal.
A defesa do dirigente do Sistema Fecomércio-DF reforça a urgência de proteger os recursos que sustentam a economia local e garantem a qualidade de vida dos cidadãos.
“O Fundo Constitucional deve ser preservado. Em time que está ganhando, não se mexe. Se já existe um orçamento que conta com esses recursos, o Distrito Federal depende deles para funcionar como uma cidade administrativa e, assim, manter os serviços essenciais”, enfatizou José Aparecido.