• 23/11/2024

VERUSCA GOMES | O sistema límbico, os óleos essenciais e as emoções

Hoje, nossa abordagem vai ser emocional! Somos seres com emoções, cheios de sentimentos e temos um sistema que controla tudo isso: o sistema límbico. Ele é responsável pelas emoções e nossos comportamentos sociais. É um sistema complexo que orquestra o que sentimos e é dele que partem os sentimentos de tristeza, ansiedade, estresse e, também, os de alegria, prazer e euforia. É ele quem nos remete à uma lembrança quando sentimos um cheiro específico. Mas, antes mesmo da lembrança, vem o sentimento que está ligado a ela. É tudo muito rápido! Mais rápido até que o pensamento!

O sentido do olfato possui uma ligação direta com o sistema nervoso central, que estimula o sistema límbico. Agora, vamos descobrir um pouco como isso ocorre. As moléculas aromáticas complexas dos óleos essenciais, depois de inaladas, viajam pelo sistema olfatório e excitam nossos nervos olfativos, que levarão impulsos elétricos ao nosso centro de controle emocional. Lá, atuarão de modo que trará à tona, rapidamente, sentimentos positivos que elevam o humor ou proporcionam calmaria para os momentos de estresse e ansiedade. Parte das moléculas fará acesso ao nível celular, sendo absorvidas pela corrente sanguínea, atingindo os tecidos. Essa absorção junto ao controle emocional, pode proporcionar também a desaceleração dos batimentos cardíacos ou a diminuição da pressão arterial, quando estes estiverem alterados em virtude de sentimentos de tensão ou ansiedade. Existem diversos estudos que comprovam a eficácia dos óleos essenciais como alternativa complementar ao tratamento contra depressão e ansiedade, e já são utilizados em hospitais e clínicas para controle da dor e dos sentimentos de ansiedade.

Leia também   Tribunal rejeita recurso de Daniel Alves contra prisão preventiva

Como utilizar? Pingue uma gota do óleo essencial na palma das mãos, friccione uma mão na outra, leve ao nariz e inale profundamente. Sinta o aroma e respire devagar. A sensação é magnifica!

Veja abaixo outras sugestões de óleos:

Óleo de hortelã pimenta: para despertar.

Óleo de laranja ou tangerina: para elevar o humor e promover os sentimentos bons.

Óleo de olíbano: para tranquilidade.

Óleo de lavanda: para trazer calma.

Óleo de bergamota: para equilíbrio.

Óleo de mirra: para meditar.

Leia também   Se cuida, Clubhouse: Facebook lança salas ao vivo de bato-papo e podcasts

Óleo de Ylang Ylang: para despertar desejos.

Temos um mundo de muitas possibilidades, que traz inúmeros benefícios ao nosso bem-estar físico e emocional. Esse é o mundo dos óleos essenciais. Se permita!

Te convido a conhecer mais sobre os potenciais benefícios dos óleos essenciais. Visite o nosso Instagram @doterra.oillovers.

*Verusca Gomes é consultora de óleos essenciais e parceira do Destaque DF

Read Previous

INSS notifica segurados com pendências em requerimentos

Read Next

7 Calmantes naturais para Ansiedade, Insônia e Nervosismo