• 21/11/2024

OMS: ‘Fase de emergência’ da pandemia pode terminar este ano

Por Estadão Conteúdo

O braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa expressou confiança, nesta segunda-feira, de que a variante Ômicron do coronavírus pode levar ao fim da “fase de emergência” da crise sanitária, embora seja mais transmissível que cepas anteriores.

Veja também

Rússia e Japão batem novos recordes de infecções por covid-19

“A pandemia está longe de terminar, mas espero que possamos encerrar a fase de emergência em 2022 e abordar outras ameaças à saúde que exigem nossa atenção urgentemente”, afirmou o diretor da OMS para o continente europeu, Hans Henri P. Kluge.

Leia também   Papa emérito Bento XVI morre aos 95 anos

Segundo a nota, a Ômicron respondeu por 31,8% de novos casos de covid-19 na região na última semana, um avanço em relação aos 15% do período anterior. “Embora a Ômicron pareça causar doenças muito menos graves que a Delta, ainda estamos vendo um rápido aumento nas hospitalizações, devido ao grande número de infecções”, explica.

Kluge acrescentou que considera muito provável a emergência de novas variantes, mas disse que os governos devem conseguir evitar a imposição de medidas restritivas duras. “Acredito que uma nova onda poderia não mais exigir o retorno ao lockdown da era pandêmica em toda a população ou medidas semelhantes”, destacou.

Leia também   Mais de 70% de população da China já está imunizada contra covid

Read Previous

Naiara, Luciano ou Natália: saiba como votar no primeiro paredão do BBB 22

Read Next

BRB convoca mais 63 escriturários aprovados em concurso