A Organização Mundial da Saúde (OMS) suspendeu nesta sexta-feira, 5, o nível máximo de alerta sobre a pandemia de covid-19 ao considerar que a doença está suficientemente controlada. “Com grande esperança declaro que a covid-19 já não é mais uma emergência sanitária de alcance internacional”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.
Veja também
EUA deixará de exigir vacina contra a covid para viajantes em 11 de maio
Apesar da mudança de status, a covid-19 continua como uma pandemia, assim com a pandemia de HIV, por exemplo. A Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) é um termo técnico utilizado para criar esforços globais no enfrentamento de uma crise sanitária. Já pandemia tem relação com a disseminação de uma doença, em que vários surtos ocorrem em muitos países ao mesmo tempo.
Nas contas de Tedros Adhanom, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença em todo o mundo. Segundo ele, este número é calculado levando em conta muitas subnotificações. No balanço oficial da OMS, quase 7 milhões de pessoas foram vítimas do coronavírus.
O nível máximo de alerta da organização foi declarado em 30 de janeiro de 2020, poucas semanas após a detecção na China dos primeiros casos da doença viral respiratória contra a qual não havia tratamento específico na época.
Brasil decretou fim da emergência há um ano
Em abril de 2022, o Brasil decretou o fim da covid-19 como uma emergência sanitária. A medida foi tomada após a redução na taxa diária de internações e mortes causadas pela doença, resultado da intensa campanha de vacinação.
No país, a principal alteração foi na distribuição de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento da crise sanitária. Muitas cirurgias eletivas, por exemplo, que ficaram paradas durante a pandemia, foram retomadas com a organização e disponibilidade de leitos de UTI.
Após a decisão, diversos estados e municípios desobrigaram o uso de máscara em locais fechados e transporte público. Em março deste ano, o estado de São Paulo decretou o fim do uso obrigatório do item de proteção facial.
A covid-19 ainda é uma ameaça à saúde global?
(Portal Exame com AFP)