Por AFP
O governo da China anunciou nesta quinta-feira (16) que o país já vacinou de maneira completa mais de um bilhão de pessoas contra a covid-19, o que representa mais de 70% de sua população.
Veja também
Casos semelhantes a covid-19 aumentam risco de futuras pandemias
O país de maior população do planeta (1,4 bilhão de habitantes), onde o coronavírus surgiu no fim de 2019, distribuiu 2,16 bilhões de vacinas, informou um funcionário do ministério da Saúde.
A China, primeiro país afetado pela pandemia, também foi o primeiro a sair da crise na primavera (hemisfério norte, outono no Brasil) de 2020, após a adoção de medidas radicais, especialmente testes em larga escala e o fechamento quase total de suas fronteiras.
O país ainda registra focos esporádicos limitados, como nos últimos dias na província de Fujian (leste), com quase 50 casos por dia.
O balanço oficial de mortes por covid-19 na China é de 4.636 pessoas.
O país iniciou a vacinação no fim do ano passado, principalmente com duas vacinas aplicadas em duas doses e desenvolvidas pelos laboratórios Sinovac e Sinopharm.
A taxa de eficácia dos fármacos, no entanto, provoca perguntas, especialmente ante as variantes mais resistentes como a delta.