• 20/06/2024

Equador vai às urnas para escolher novo presidente sob tensão

Os eleitores do Equador vão às urnas neste domingo (20) para escolher um novo presidente e 137 parlamentares, cerca de 10 dias após um dos candidatos à presidência ser assassinado.

Veja também

Suécia domina Austrália e garante terceiro lugar da Copa do Mundo

Ao todo 13 milhões de pessoas estão aptas a votar em uma eleição marcada pela tensão devido a uma escalada de violência. No último dia 9 de agosto, o presidenciável centrista Fernando Villavicencio foi morto a tiros em meio a um confronto com o narcotráfico.

As eleições antecipadas ocorrem depois que o presidente conservador Guillermo Lasso invocou uma cláusula constitucional e dissolveu o Parlamento controlado pela oposição para escapar do impeachment em maio.

Leia também   'É o momento da vergonha', diz Papa sobre pedofilia na França

As últimas pesquisas divulgadas em 10 de agosto favoreceram a advogada progressista Luisa Gonzalez, 45, próxima ao ex-presidente Rafael Correa (2007-2017), com mais de um quarto das intenções de voto.

O segundo lugar havia ficado com Villavicencio, inimigo jurado do ex-chefe de Estado Correa, condenado por corrupção, que continua a influenciar a política desde a Bélgica, país onde se encontra atualmente. Após o assassinato, ele foi substituído pelo jornalista Christian Zurita.

Os eleitos permanecerão no cargo por apenas um ano e meio, até o final da legislatura, depois uma nova votação será realizada em 2025 para um mandato regular.

Leia também   OMS reporta 780 casos de varíola do macaco em 27 países

As urnas permanecerão abertas até às 17h (horário local) e os primeiros resultados deverão ser divulgados durante a noite.

Após o assassinato de Villavicencio, o presidente Lasso declarou estado de emergência por 60 dias para garantir a realização das eleições e, hoje, mobilizou 100 mil agentes em todo o país.

(ANSA)

Read Previous

Quarta parcela do IPTU começa a vencer a partir desta segunda (21)

Read Next

ProUni abre prazo para selecionado apresentar documentação