De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 7 em cada 10 brasileiras têm pele oleosa ou mista – o que indica que grande parte delas pode ter dificuldade para produzir uma maquiagem impecável e mantê-la ao longo do dia, sem retoques. É fato: a produção excessiva de sebo cria uma barreira que dificulta a fixação da make, além de ser a principal responsável pelo aspecto brilhoso, que se assemelha ao suor e incomoda muita gente.
Mas, antes de pensar em mil e uma formas de disfarçar as características da cútis, que tal conhecer as vantagens de fazer parte desse grupo? Segundo o maquiador Duda Braga, “quem tem pele oleosa pode demorar mais para desenvolver linhas de expressão, além de alcançar uma pele hidratada e com a aparência saudável mais facilmente”, defende.
Para isso, basta seguir uma rotina de cuidados e usar os produtos certos. Confira três dicas do especialista para explorar o potencial da sua pele:
Rotina acessível
As vantagens começam na rotina de limpeza. Duda recomenda o uso de água micelar, produto que tem baixo custo, mas é um grande aliado da cútis oleosa. Além de remover as impurezas e auxiliar no controle da oleosidade, ela reequilibra o pH e ajuda a eliminar resíduos de maquiagem. “A dica é dar preferência para aqueles que não têm óleo na composição”, lembra o maquiador.
“Pessoas com esse tipo de pele tendem a conseguir resultados melhores com produtos mais leves, como o BB cream, por exemplo.”
Segundo o especialista, para conseguir uma produção com ainda mais frescor, vale a pena optar por produtos cremosos. “Ao contrário do que sugere o senso comum, eles podem dar um efeito muito legal e não ‘craquelam’ na pele oleosa”, defende o especialista.
A dica de ouro é não exagerar na quantidade e selar com pó translúcido – mais leve que as outras versões.
Fonte: Metrópoles