Por Elas no Tapete Vermelho
Não tem para ninguém: o crochê é o queridinho do momento. Mesmo com referências dos séculos 16 e registros anteriores na China, foi no século 19 que a francesa Riego de La Branchardière criou padrões que podiam ser copiados por qualquer pessoa. Com auge fashion nos anos 1960 e 1970, a técnica manual voltou com tudo durante a pandemia e tem aparecido em looks de várias famosas.
Veja também
O trabalho feito basicamente em “ponto alto” e “ponto baixo”, com suas variações, aparece em vestidos, saias, tops, chapéus, bolsas e biquínis. Veja as opções usadas por atrizes, cantoras e apresentadora e se inspire.
Vestido
Com o tradicional patchwork, bem colorido, ou com pontos abertos e fechados em locais estratégicos, Camila Queiroz e Marina Sena arrasam com vestidos. Os quadrados de crochê são os mais usados nos trabalhos de crochê, incluindo nas tradicionais colchas de cama. Agora, eles são usados em vestidos, saias, blusas, shorts etc. A cantora mineira apostou no vestido com ponto aberto e outros mais fechados nas partes estratégicas, completando o look com mangas falsas.
Bolsa
As bolsas de crochê chegaram às grifes famosas, como a Prada, que a lançou o modelo tote em várias cores em 2021. Isis Valverde elegeu a rosa para a cidade e praia. Na época do lançamento o modelo, a polêmica foi sobre o preço. A conversão em reais dava algo em torno de R$ 6 mil. Uau!
Top
Sabrina Sato apostou no top de crochê para usar com saia preta. Zoe usa vestido do Projeto Ponto Firme, feito por egressos do sistema penitenciário. Peça similar à usada pelaa filha da apresentadora foi mostrada no desfile da marca, no último SPFW, em novembro de 2021.
Saia
Manu Gavassi misturou saia com patchwork de crochê, top e blazer, provando que alfaiataria vai muito bem com o trabalho manual. A saia é da coleção Só Alegria, collab entre as marcas La Pomponera, responsável pelos bordados, e DaKarine, que executa os crochê. São feitas apenas 15 peças por modelo. A produção trouxe um resultado incrível.
Biquíni
A febre do crochê, que vem direto dos anos 1960 e 1970, desembarcou nos biquínis e caiu no gosto das famosas como Bruna Marquezine, Camila Queiroz e Paolla Oliveira. O modelo de Bruna já foi usado também por Dua Lipa e Isis Valverde. Traz a estampa de folha de maconha em uma das partes do sutiã e uma margarida na outra.
Chapéu
Outra peça que vem dos anos 1960 e 1970 é o chapéu de crochê de aba larga, como o floral usado por Giovanna Ewbank. As flores do acessório remetem imediatamente ao estilo paz e amor reinante na época, quando também muitas peças eram também confeccionadas com tiras de plástico dos saquinhos de leite. Upcycling colocados em práticas por nossas avós e bisavós.