O sinal de 5G terá 10% da cobertura atual do 4G, quando for ativado na próxima terça-feira (16). A informação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que também confirmou a ativação em outras capitais, como Curitiba (PR) e Salvador (BA) na mesma data.
Veja também
A decisão é desta sexta (12). Esta definição é do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). Ainda em relação a Goiás, outras cidades devem receber a ativação a partir de janeiro do próximo ano, como Aparecida de Goiânia, que tem mais de 500 mil habitantes.
Municípios com cerca de 200 mil habitantes (Águas Lindas de Goiás, Anápolis e Rio Verde), em julho. Outras cidades que possuem estações de 5G são: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).
“A avaliação que temos é muito boa. Já sabíamos que esse processo não seria tão rápido e teríamos desafios. Mas temos, agora, um aprendizado para tocar o restante do processo com mais tranquilidade”, disse o conselheiro da Anatel Moisés Queiroz Moreira ao G1.
Vale citar, o 5G não exige mudança de chip ou de plano. Só é necessário um aparelho compatível. A expectativa é que o sinal seja dez vezes mais rápido que o 4G.
(Mais Goiás)