O WhatsApp deu fim a diversos rumores e anunciou nesta quarta-feira (1º) uma série de recursos para o aplicativo de mensagens. Entre as novidades estão o modo escuro para versões web e desktop do app e um pacote de figurinhas animadas. Ambas as funções já eram ventiladas há tempos no mensageiro. O serviço também ganha a possibilidade de adicionar contatos utilizando códigos QR e melhorias nas chamadas de vídeo.
As novas funções deverão ser adicionas nas próximas semanas e de forma gradual, conforme o anúncio oficial da plataforma. Alguns recursos já estão disponíveis em versões de testes do mensageiro, como o uso das figurinhas animadas, por exemplo, que foram liberadas para a avaliação na semana passada.
A principal novidade é o modo escuro. E nem se trata tanto de uma novidade. A função que permite o descanso da vista do usuário e poupar a bateria do aparelho foi incorporada ao serviço no mês de março, mas estava disponível somente na versão tradicional do mensageiro. Ou seja, nos celulares. Agora o modo escuro também será disponibilizado nas versões web e desktop do serviço.
A grande novidade em termos de usabilidade, contudo, fica com a adição de contatos utilizando códigos QR. O recurso que estava em fase de testes nos últimos meses será finalmente adotado pelo mensageiro e vai facilitar bastante a adição de contatos no mensageiro bastando que o usuário utilize a câmera do seu celular para ler o código exibido em outro aparelho.
Se fosse um ranking, o segundo lugar da lista de novidades ficaria com as figurinhas animadas. Os novos stickers são semelhantes aos GIFs, já que são imagens que permanecem em movimento após serem enviadas. A diferença é que esses stickers terão galerias exclusivas do aplicativo – tal como as figurinhas estáticas – o que permite o envio mais rápido das imagens, além de facilitar a produção delas.
Em meio à pandemia, o WhatsApp resolveu voltar suas atenções para as chamadas de vídeo. Tão necessário em tempos e isolamento social, o recurso ganhou novidades e se tornará mais simples de ser manipulado em conversas com até oito pessoas. Uma das novidades será a possibilidade de preencher a tela do smartphone com a imagem somente de uma pessoa.
(Portal Exame)